MALDANER DEFENDE COMISSÃO PARA MODIFICAR SUBSTITUTIVO DOS PLANOS DE SAÚDE



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu hoje (dia 8) a constituição de um comissão especial da Casa para propor emendas de caráter supressivo ao substitutivo da Câmara que regulamenta os planos de saúde. Para ele, se o Senado não fizer um exame cuidadoso do substitutivo, visando modificá-lo com emendas supressivas onde for necessário, há o "risco de vermos tornada lei a íntegra da decisão dos deputados".

Segundo explicou o senador, devido ao fato de o projeto ter sido apresentado pela Casa, as alterações ao substitutivo da Câmara só poderão ser feitas através da retirada de artigos, o que, ao seu ver, é "de difícil execução, podendo redundar em mal maior".

- Estamos em face de xeque-mate que nos impede toda decisão. Ou se aprova o texto que recebemos sem modificação, ouvidos fechados à celeuma que se ergue, ou rejeitamos o projeto, retornando à estaca zero em assunto que, há muito, está a reclamar legislação específica - acrescentou.

Embora tenha lembrado que o substitutivo recebeu críticas por atender a reivindicações de grupos privados de planos de saúde, "que hoje movimentam mais de R$ 7,2 bilhões", o senador ressaltou a importância desses planos para desafogar o sistema público de saúde. "São 40 milhões de pessoas que já estão buscando outros caminhos de atendimento médico", esclareceu.

Casildo Maldaner apoiou a entrada de grupos estrangeiros no mercado de planos de saúde, por entender que o setor seria beneficiado com uma concorrência saudável e qualificada.



08/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS QUER SAÍDA REGIMENTAL PARA SUBSTITUTIVO SOBRE PLANOS DE SAÚDE

CAS APRECIA AMANHÃ SUBSTITUTIVO SOBRE PLANOS DE SAÚDE

Casildo Maldaner defende a destinação de mais recursos para a área da saúde

Paim critica planos de saúde e defende o fortalecimento do SUS

Resseguro de planos de saúde gera polêmica em comissão

José Serra defende interferência do governo em planos de saúde