Mão Santa defende proposta que devolve a estados competência para criar municípios



Às vésperas da votação, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC nº 13/2003) que devolve aos estados a competência para legislar sobre a criação e o desmembramento de municípios, o senador Mão Santa (PMDB-PI) defendeu, nesta segunda-feira (22), a aprovação da matéria pelo Plenário do Senado. Encerradas as sessões de discussão em primeiro turno, a PEC volta a constar da ordem do dia de quarta-feira (24).

- É hora de o Senado começar a refletir sobre os benefícios da descentralização e dar oportunidade para o surgimento de novos líderes - declarou. Segundo Mão Santa, a proposta, de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), também deve propiciar a fixação do homem no meio rural, traduzindo-se, assim, em fator de desenvolvimento. Durante sua gestão à frente do governo do Piauí, o senador peemedebista relembrou ter ocorrido a transformação de 76 povoados em municípios.

A PEC altera a redação dada pela Emenda Constitucional nº 15/1996 ao artigo 18, parágrafo 4º, da Constituição federal, que trata da organização dos municípios. Pelas mudanças propostas, a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios serão feitos por lei estadual até 12 meses antes das eleições municipais, dispensando-se a adequação a exigências previstas em lei complementar federal. Ainda de acordo com a PEC, a divulgação de estudos de viabilidade municipal relativos ao processo deverá se nortear por lei complementar estadual, e não federal.

- Acho que essa proposta tem perspectiva de futuro - assinalou Mão Santa, observando que possíveis dificuldades oriundas da emancipação de municípios são superadas pelos avanços advindos do surgimento de novas lideranças no cenário político do país.



22/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa defende prerrogativa dos estados de criar novos municípios

Senado deverá votar no dia 24 PEC que transfere aos estados competência para criar novos municípios

Tomás Correia defende autonomia dos estados para criar municípios

Ivo Cassol sugere que assembleias legislativas voltem a ter competência para criar municípios

CCJ deve votar PEC que devolve aos estados autonomia para criação de municípios

AUTORIZAR DÍVIDA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS É COMPETÊNCIA PRIVATIVA DO SENADO