Mão Santa diz que governo Lula fracassou também na economia



Com base em pesquisas feitas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse nesta terça-feira (11) que, devido ao fraco crescimento econômico do Brasil em comparação ao resto do mundo, o governo Lula fracassou também na economia. Ele citou dados das pesquisas que demonstram um crescimento de apenas 9% na renda per capita do brasileiro nos últimos 25 anos, enquanto no Chile o crescimento foi de 100% e, na China, de 700%.

- Para o Brasil, isso representa a falta que faz o crescimento econômico - afirmou.

Mão Santa disse que enquanto as previsões dos economistas para 2006 apontam um crescimento econômico de 5% para o mundo (quarto ano consecutivo de crescimento), para o Brasil as previsões não passam de 2%, na melhor das hipóteses. Ele observou que os mesmos economistas asseguram que, nos últimos 35 anos, o mundo não teve um ambiente tão favorável como agora e advertem que o Brasil não está aproveitando o momento.

O senador apontou o excesso de legislação, de burocracia, de tributos e da taxa de juros como alguns dos erros do governo Lula.

- Ninguém que ser empreendedor neste país. É muito complicado. Estamos vivendo em um mundo plano, onde tudo é feito pela internet, e nós não entramos nesse mundo pela falta de competência provocada pela decadência das universidades na pesquisa - assinalou.

O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) parabenizou Mão Santa pela "análise correta" que fez sobre a relação entre a economia global e a brasileira.



11/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa: "Se Lula cobrar dívidas, economia dará um século de reforma da Previdência"

Mão Santa volta a criticar governo Lula

Mão Santa volta a criticar governo de Lula

Mão Santa elogia FHC e faz críticas ao governo Lula

Mão Santa aponta corrupção no governo Lula

Hélio Costa destaca indicadores positivos da economia no governo Lula