SENADORES DA CAE APOIAM FÓRUM DE PARLAMENTOS AMERICANOS



Os membros da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado apoiaram a sugestão de criação de um fórum permanente dos parlamentos das Américas, apresentada por parlamentares dos Estados Unidos e do Canadá que integram o Diálogo Interamericano. A organização não-governamental, sediada em Washington, tem como objetivo o incremento das relações institucionais entre as casas legislativas das Américas. O grupo, que está em visita ao Brasil, esteve nesta terça-feira (dia 18) na CAE.
O senador Bob Graham, do Partido Democrata (EUA), Bill Graham, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Parlamento canadense, e Peter Hakim, diretor do Diálogo Interamericano, afirmaram que o fórum representaria um canal para a discussão de temas de interesse dos países, além de promover uma maior aproximação entre os parlamentos. Eles também solicitaram informações sobre o funcionamento do Mercosul.
Os integrantes da CAE aproveitaram a presença dos parlamentares estrangeiros para se queixar da medidas protecionistas impostas a produtos brasileiros pelos Estados Unidos e o Canadá. Para Jefferson Péres (PDT-AM), o fórum poderia ser uma das saídas para, através do diálogo, melhorar as relações comerciais entre o Brasil e as nações do Norte.
O senador Lúdio Coelho (PMDB-MS) disse que os Estados Unidos deveriam adotar um tratamento diferenciado em relação aos países que formam o Mercosul, "que sempre foram parceiros comerciais dos americanos". Já Eduardo Suplicy (PT-SP) pregou uma integração maior entre as Américas nos campos comercial e humanitário e defendeu o fortalecimento do Mercado Comum do Sul.
Gérson Camata (PMDB-ES) disse considerar a idéia de criação do fórum "excelente", mas criticou a participação do Brasil no Mercosul. A seu ver, a entrada do Brasil no bloco econômico prejudicou o país. Ele observou que se não houver profundas alterações no Mercosul, o Brasil deveria deixar o bloco.
O senador Luís Otávio (PPB-PA) aproveitou a oportunidade para sugerir que o fórum abrisse espaço para a discussão da questão da Amazônia e o senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse que o fórum poderá ser um importante instrumento no combate ao narcotráfico.
"O fórum deveria ser criado há mais tempo", afirmou o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) ao cobrar dos países ricos, como Estados Unidos e Canadá, um novo modelo de relacionamento comercial com os países pobres ou em desenvolvimento. O senador Roberto Requião (PMDB-PR) condenou a hegemonia norte-americana nos setores econômico, tecnológico e militar, e pregou o fortalecimento do Mercosul a fim de que adquira competitividade no mercado internacional, como forma de fazer frente ao mercado globalizado.

18/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores apoiam realização em Brasília do Fórum Mundial da Água de 2018

Mão Santa faz relato sobre reunião de federação dos parlamentos americanos

Zambiasi propõe criação de fórum mundial dos parlamentos

Brasília pode sediar o Fórum Mundial dos Parlamentos para a Paz

Paulo Octávio relata participação de senadores brasileiros em reunião de parlamentos na ONU

Forum de países ibero-americanos avalia medidas para exportações