MARINA: FERNANDO HENRIQUE DEVE OUVIR "GRITO DOS EXCLUÍDOS"



A senadora Marina Silva (PT-AC) disse hoje (dia 8) que o presidente Fernando Henrique Cardoso deveria procurar saber quais as contribuições que podem ser dadas ao seu governo pela manifestação "Grito dos Excluídos", ocorrida ontem (dia 7) em Aparecida (SP) e outras cidades do país.

- O presidente Fernando Henrique disse ontem (dia 7), em seu discurso em comemoração ao Dia da Pátria, que os excluídos já são objeto de uma mobilização nacional promovida por seu governo, mas é preciso sair do verbo para a ação concreta. É fundamental que o governo federal agilize a reforma agrária como uma meta prioritária para a inclusão social dos excluídos - acentuou.

Conforme lembrou, o protesto foi organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central de Movimentos Populares, reunindo 150 mil pessoas.

AMAZÔNIA

Marina Silva reportou-se também à passagem, na última sexta-feira, (dia 5), do Dia da Amazônia. Segundo ela, o povo "não teve muito o que comemorar; afinal a região ainda precisa de muitas coisas, que devem ser cobradas às autoridades". A senadora observou que há um crescimento "exagerado" das cidades na região, como por exemplo no estado do Amazonas, onde mais de 70% da população vive na capital.

Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) solidarizou-se ao "Grito dos Excluídos", considerando que a manifestação foi "pacífica e democrática".

08/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Grito dos excluídos vira palanque

José Nery relata sua participação no Grito dos Excluídos

FERNANDO HENRIQUE ESTÁ FORA DO CASO EJ E BASE DEVE BLOQUEAR CPI, DIZ ACM

Arthur Virgílio: resultado econômico de Lula se deve à política de Fernando Henrique

MARINA COMEMORA 20 ANOS DO PT COMO VOZ E ESPAÇO POLÍTICO DOS EXCLUÍDOS

Simon apresenta emenda para proteger excluídos e diz que Senado deve mudar texto da Previdência