MARINA: "SENADO FOI PIONEIRO AO TRATAR DA BIODIVERSIDADE"



A senadora Marina Silva (PT-AC) disse hoje (dia 21) que o projeto sobre a biodiversidade foi uma "iniciativa pioneira e se consolidou como uma contribuição que hoje mobiliza toda a sociedade brasileira, através da imprensa, dos próprios parlamentares, de ONGs e das universidades, entre outros". Ela citou a apresentação de três programas do Globo Repórter e reportagens em praticamente todos os jornais da grande imprensa, dedicados ao aumento das queimadas na Amazônia e à pirataria dos recursos genéticos e biológicos da região.

- A iniciativa deste Legislativo mobilizou a sociedade e, com isso, aumentou de forma espantosa a nossa responsabilidade. Internacionalmente, o projeto vem sendo discutido e apresentado como iniciativa-modelo em vários países. Só no final do ano passado foi apresentado e discutido em eventos internacionais na Tailândia e na Espanha - comentou.

Marina Silva convidou os senadores a darem prosseguimento à iniciativa em fevereiro, após o encerramento da convocação extraordinária, para que o projeto possa ser submetido à deliberação dos deputados.

De sua autoria, o projeto sobre a biodiversidade regulamenta convenção internacional firmada na Eco-92 por 150 chefes de Estado, dispondo sobre o acesso aos recursos genéticos e biológicos do país e sobre os direitos das comunidades locais e indígenas. Aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais na forma de substitutivo elaborado pelo senador Osmar Dias (PSDB-PR), o projeto encontra-se na Comissão de Educação, para parecer do senador Leomar Quintanilha (PPB-TO), e deverá voltar à CAS, para apreciação em caráter terminativo, informou.



21/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARINA SILVA PEDE INSTALAÇÃO DE COMISSÃO QUE VAI TRATAR DA BIODIVERSIDADE

MARINA QUER USO DE BIODIVERSIDADE POR MULTINACIONAIS

MARINA COMEMORA LEI QUE PROTEGE BIODIVERSIDADE

MARINA QUER ACESSO À BIODIVERSIDADE VOTADO COM URGÊNCIA

MARINA: BETINHO QUERIA CARTILHA SOBRE BIODIVERSIDADE

Marina defende entendimento com o governo sobre acesso à biodiversidade