MARINA QUER ACESSO À BIODIVERSIDADE VOTADO COM URGÊNCIA
"O governo de Fernando Henrique Cardoso já deu mostras de ser portador de uma "síndrome de autoria", que o leva a "piratear" iniciativas de leis, uma "legispirataria" inaceitável pela importância do assunto", disse Marina.
- É preciso um mínimo de respeito pelo Poder Legislativo e pelos setores sociais interessados no tema. O acesso aos recursos genéticos brasileiros não pode ser normatizado por medida provisória - protestou.
Por via das dúvidas, Marina Silva informou que, juntamente com o senador Osmar Dias (PSDB-PR) e o deputado Jaques Wagner (PT-BA), encaminhou ofício ao presidente do Senado em que os parlamentares manifestam apreensão com a medida provisória e pedem a intervenção de Antonio Carlos Magalhães junto ao Executivo, para que não se reedite a MP, e para que se peça o recurso da urgência constitucional.
Quase cinco anos se passaram desde que a senadora, em 1995, apresentou a primeira proposta de regulamentação dos recursos genéticos, aprovada em 1998 sob a forma de substitutivo do senador Osmar Dias. De lá até agora, o projeto serviu de subsídio para a lei de acesso da Costa Rica e está em debate no México e em outros países da África e do Sudeste Asiático. Aqui, lamentou a senadora, três meses após a aprovação no Senado, o governo remeteu à Câmara outra proposta, ao que Jaques Wagner contrapôs uma versão do projeto da senadora. Os três projetos, inclusive o do governo, estão parados, dado que só em junho de 2000 foram indicados os membros da base governista para a comissão especial da Câmara formada para elaborar parecer.
Se o primeiro projeto foi apresentado há cinco anos, o debate sobre a regulamentação do acesso aos recursos da biodiversidade nacional remonta a oito anos, à Rio-92, quando da aprovação da Convenção da Diversidade Biológica de que o Brasil foi um dos 180 signatários. Pela Convenção, a biodiversidade deixou de ser "patrimônio da humanidade" e foi garantida a soberania dos países sobre seus recursos naturais.
28/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marina defende entendimento com o governo sobre acesso à biodiversidade
Marina Silva anuncia audiência pública para debater o acesso à biodiversidade
MARINA QUER USO DE BIODIVERSIDADE POR MULTINACIONAIS
Mozarildo quer ouvir ministra Marina Silva sobre acesso a recursos genéticos
MARINA COMEMORA LEI QUE PROTEGE BIODIVERSIDADE
MARINA: "SENADO FOI PIONEIRO AO TRATAR DA BIODIVERSIDADE"