Mário Couto anuncia para o dia 26 início de atividades em defesa dos aposentados



O senador Mário Couto (PSDB-PA) anunciou para o próximo dia 26 o início de uma série de atividades em defesa dos aposentados e pensionistas brasileiros. Ele disse que o movimento tem respaldo da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas terá a participação de vários parlamentares, entre eles Paulo Paim (PT-RS) e José Agripino (DEM-RN) - este último representando seu partido.

Mário Couto informou que a primeira estratégia é a interrupção da votação de "projetos de interesse do governo" por parte dos senadores que aderirem ao movimento a partir de 26 de outubro, até que a Câmara dos Deputados vote os projetos em favor dos aposentados enviados pelo Senado.

Aguardam a deliberação dos deputados dois projetos de lei de interesse dos aposentados: o PLC 42/07, que, por emenda do senador Paulo Paim, passou a estender aos aposentados do INSS os mesmos reajustes concedidos ao salário mínimo até 2011 (inflação passada mais o percentual de crescimento da economia dos dois anos anteriores); e o PLS 296/03, que acaba com o fator previdenciário - índice que considera a expectativa de vida do trabalhador no cálculo do benefício da aposentadoria, bem como o tempo de contribuição.

Caso não haja resultado, disse o senador, a segunda estratégia é fazer uma vigília no Senado e, se necessário, a convocação de uma marcha de aposentados e pensionistas em direção ao Palácio do Planalto.

- Ou se resolve de uma vez ou então vamos fazer o que nós combinamos e vamos mostrar que este Senado tem a responsabilidade, tem o dever, tem a consciência de que os aposentados, as aposentadas e os pensionistas deste país vivem uma crise de miséria muito grande e que ninguém, absolutamente ninguém, olha por eles - desabafou Mário Couto.

Violência no Pará

O senador também afirmou que a violência prejudica o Pará e que a capital, Belém, é a mais violenta do país. Segundo ele, até candidatos a prefeito e vereador foram assassinados recentemente no estado.



15/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto anuncia vigília pela votação de projeto em favor de aposentados

Mário Couto anuncia que PSDB e DEM vão obstruir votações se Câmara não votar projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto manifesta esperança em solução para aposentados

Mário Couto volta a defender reajuste para os aposentados

Mário Couto condena política de Lula para aposentados

Mário Couto cobra mais atenção para aposentados brasileiros