MAURO MIRANDA ALERTA PARA DEVASTAÇÃO DE LAGO DE SERRA DA MESA



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) denunciou a ocorrência de crimes ambientais na região do lago que foi formado pela barragem da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, localizada ao sul de Tocantins e ao norte de Goiás. Ele contou que as ações praticadas de forma irregular e desordenada têm ameaçado o ecossistema do lago e das cidades próximas.
O senador, que já havia alertado para o problema em dezembro do ano passado, pediu providências das autoridades competentes para melhorar a fiscalização e a vigilância do local. Ele sugeriu, inclusive, que seja montada uma estrutura permanente de fiscalização aliada à colaboração dos municípios da região.
-As ações de fiscalização ainda são insuficientes, pois a área do lago é imensa - a maior do Brasil em volume de água - e somente 55 homens envolvidos nessas ações estão incumbidos de cobrir os 13 municípios da região. É preciso agir rápido, pois muitos danos ambientais poderão ser irreversíveis - observou Miranda.
Ele informou que as atividades ilegais na área são tantas que em apenas dois dias de atuação da Agência Goiana do Meio Ambiente, da Polícia Florestal e da Polícia Militar de Goiás, foram lavrados 37 autos de infração. São atividades de mineração (especialmente extração de areia), pontos de pesca, carvoaria, loteamentos clandestinos e principalmente pontos de desmatamento.
Mauro Miranda contou que a contribuição da Usina para o desenvolvimento de Goiás e da região Centro-Oeste é inestimável, destacando a geração de energia e o aproveitamento hidraúlico da Bacia do Alto Tocantins que a Usina propiciará. Disse também que a oferta de energia vai permitir o desenvolvimento da mineração na região, com o aproveitamento mineral das jazidas locais.
- É um contra-senso que, em meio a tantos benefícios e dentro de um projeto tão importante e tão bem estruturado, tenhamos que assistir passivamente a ações de depredação da natureza - lastimou o senador.

11/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda alerta para os perigos da Alca

Mauro Miranda alerta para erosões em Goiás

Mauro Miranda alerta para risco de crise cambial

PARA MAURO, USINA DE SERRA DA MESA ELIMINA DÉFICIT ENERGÉTICO EM GOIÁS E BRASÍLIA

MIRANDA DIZ QUE AÇÃO GOVERNAMENTAL CONTRIBUI PARA DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA

Maciel alerta para devastação do cerrado e da caatinga