MIRANDA DIZ QUE AÇÃO GOVERNAMENTAL CONTRIBUI PARA DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA



O senador Gilberto Miranda (PFL-AM) acusou sucessivos governos federais e estaduais de adotarem planos e ações de desenvolvimento da Amazônia que têm provocado a devastação da floresta. Ele destacou a permissão para instalação das madeireiras asiáticas que, "após a devastação de suas próprias florestas, aqui estão operando livremente", contribuindo, nos últimos três anos, para o desflorestamento equivalente a 11% do total desmatado desde 1500.

- Abertura errada de rodovias, grandes propriedades para criação de gado e tantas outras iniciativas promovidas à custa de incentivos fiscais apenas têm contribuído para o maior empobrecimento das populações locais e mais veloz destruição da floresta - afirma o senador, que vê na atitude do atual governo um descaso em relação às advertências feitas por especialistas.

Comentou Gilberto Miranda que "a ação destruidora prossegue mais poderosa" apesar das freqüentes matérias nos jornais e revistas sobre o assunto. Ele citou matéria da revista Veja, sob o título de "Tática de avestruz", que criticava o adiamento da divulgação de novos dados sobre a devastação da região para evitar manifestações de protesto durante a viagem do presidente da República a Londres.

Alerta o senador para o fato de que "as grandes fazendas de gado, o livre trabalho das madeireiras, a ruinosa ação de garimpeiros, a obtenção de carvão vegetal para as usinas de alumínio, e agora a ação desesperada dos sem-terra que acorrem de todas as regiões do Brasil" se somam ao solo fraco - argiloso ou arenoso - da Amazônia, onde as árvores se nutrem do próprio material orgânico que cai ao solo. Retirando-se a capa verde, a terra não tem força para reerguer uma nova mata, lembra Miranda.

Concluiu o senador que "ou se muda com urgência esse panorama, dando ao problema a prioridade necessária, ou a desmoralização do Brasil no exterior abrirá oportunidade para ações externas em defesa de reserva florestal de imensa importância para o Planeta".



28/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAURO MIRANDA ALERTA PARA DEVASTAÇÃO DE LAGO DE SERRA DA MESA

TUMA ALERTA PARA DEVASTAÇÃO PREDATÓRIA DA AMAZÔNIA

MIRANDA EXALTA OPERAÇÃO CONTRA A DEVASTAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA

Alfredo Nascimento pede ação governamental para melhorar produção da Zona Franca de Manaus

MARINA COMENTA DEVASTAÇÃO NA AMAZÔNIA

ODACIR INFORMA SOBRE DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA