PARA MAURO, USINA DE SERRA DA MESA ELIMINA DÉFICIT ENERGÉTICO EM GOIÁS E BRASÍLIA



Os 1.275 megawatts a serem gerados a partir de outubro pela usina hidrelétrica de Serra da Mesa serão suficientes para suprir todo o estado de Goiás e o Distrito Federal, informou o senador Mauro Miranda (PMDB-GO). Ele comemorou a inauguração pelo presidente Fernando Henrique Cardoso da usina no último dia 12 de junho e destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento econômico da região Centro-Oeste.

- É preciso considerar que esses investimentos não geram empregos apenas durante a construção das usinas, mas são fortes indutores de futuros investimentos que virão a reboque, pela facilidade para instalação de agroindústrias, já que se trata de regiões de atividades predominantemente agrícolas - observou o senador.

Mauro Miranda explicou que a usina de Serra da Mesa foi integrada ao sistema energético Sul/Sudeste/Centro-Oeste e viabiliza a interligação com o sistema Norte/Nordeste. A hidrelétrica aproveita o potencial do rio Tocantins e regulariza o seu curso. Na ocasião também foi inaugurada a usina de Corumbá que responde por novos 375 megawatts.

A participação do setor privado foi, na opinião de Mauro Miranda, fundamental para a conclusão das duas obras, "que vinham se arrastando desde 1984", e evitou o colapso energético na região. Para o senador goiano, a inauguração da usina de Serra da Mesa três meses antes da data prevista é prova da eficiência da parceria entre o Estado e o setor privado.

- Se o Estado não tem condições de investir, por que não se utilizar mais vezes dessa forma de parceria, que se mostrou tão acertada e eficaz, mostrando seus resultados antes do tempo previsto ? - indagou.

O senador informou sobre a assinatura pelo presidente da República de contrato para a construção da usina de Cana Brava em Goiás. Para Mauro Miranda, a construção das usinas revela a importância da interiorização do desenvolvimento.



22/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serra da Mesa marca novo tempo para piscicultura de Goiás

MAURO MIRANDA ALERTA PARA DEVASTAÇÃO DE LAGO DE SERRA DA MESA

Usina Hidrelétrica Serra do Facão, em Goiás, começa a operar comercialmente

Mauro Miranda pede ações efetivas para eliminar déficit habitacional

Mauro Miranda pede gasoduto para DF e Goiás

Mauro Miranda alerta para erosões em Goiás