Mauro Miranda analisa pesquisa a sobre queda no apoio à democracia



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) manifestou sua preocupação com o resultado de um levantamento coordenado por um instituto chileno independente de pesquisas de opinião, o Latinobarometro, que constatou uma queda rápida e recente no apoio à democracia em quase todos os 17 países da América Latina pesquisados. As exceções foram o México e o Peru, que recentemente passaram por um processo de redemocratização.

A pesquisa, que foi publicada resumidamente pela revista inglesa The Economist, envolveu 18.135 entrevistas realizadas em abril e maio deste ano. Há seis anos o instituto Latinobarometro organiza levantamentos anuais sobre o mesmo tema.

- É sombrio constatar que o apoio à democracia está relativamente em baixa no Brasil, no México e na Colômbia, e fraquejando na Argentina e no Chile - afirmou Mauro Miranda.

Segundo o senador por Goiás, o mau desempenho da economia e o aumento da criminalidade foram os fatores detectados pela pesquisa como causa para as populações dos países latino-americanos estarem desanimados com a democracia. No Brasil, o levantamento constatou que, além da crise econômica e da criminalidade, a corrupção também tem contribuído para que as pessoas estejam desiludidas com o regime democrático.

- Não podemos dar trégua no combate à corrupção. Devemos insistir incansavelmente no aperfeiçoamento das nossas políticas de segurança pública. E a política econômica tem de levar em conta essa dimensão que nem sempre percebemos: a da vulnerabilidade do regime democrático, que tanto esforço exigiu para ser restabelecido entre nós - disse Mauro Miranda.

04/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda pede apoio para Apae

Mauro Miranda cobra apoio de FHC a policiais do Entorno do DF

MAURO MIRANDA PEDE APOIO PARA A AGRICULTURA

Mauro Miranda manifesta apoio à criação do Ecomuseu do Cerrado

Mauro Miranda defende apoio à agricultura para combate à fome

MAURO MIRANDA COBRA APOIO PARA SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA