Mauro Miranda pede tramitação rápida do projeto sobre resíduos sólidos



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) conclamou o Congresso a agilizar a tramitação do projeto que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre sua redução, reutilização e reciclagem. A proposta, explicou o senador, abrange descentralização administrativa, regularização das entidades de gerenciamento dos resíduos e universalização dos serviços de limpeza urbana. O projeto está em fase final de tramitação na Câmara dos Deputados, devendo ser encaminhado ao Senado em breve, disse o senador.

Mauro Miranda ressaltou que, com a adoção dessa política nacional, a sociedade brasileira poderá alcançar objetivos importantes como a redução da nocividade e quantidade dos resíduos, o estímulo ao desenvolvimento, à produção e à utilização de bens e serviços mais -limpos-, a indução ao fomento de produtos reutilizáveis e a permanente ampliação do mercado para produtos reciclados.

Entre as inovações da proposta, o senador destacou o papel central atribuído ao município na implementação da política. Caberão às prefeituras a elaboração do plano municipal de gerenciamento dos resíduos, a implantação da coleta seletiva de lixo, os estudos sobre cobrança de taxa de coleta e gerenciamento do lixo urbano, a indicação de áreas adequadas para tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos de forma a preservar o meio ambiente e impedir a contaminação dos recursos hídricos garantindo a saúde pública, explicou o senador.

Mauro Miranda lembrou que a irracionalidade dos agentes públicos ou privados no manejo do lixo tem sido responsável por uma longa série de calamidades e agressões ao meio ambiente: enchentes devastadoras, deslizamentos de morros, proliferação de voçorocas e contaminação dos rios por mercúrio.




19/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges pede votação rápida para o Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Ideli pede tramitação rápida do projeto que trata da biossegurança

César Borges: projeto sobre resíduos sólidos é um avanço, mas tem lacunas

HARTUNG PEDE À CCJ TRAMITAÇÃO RÁPIDA PARA PROJETO QUE FISCALIZA RECURSOS DO FUNDEF

Ademir pede tramitação mais rápida de projeto que altera normas do Fundef

César Borges diz que não pode fazer muitas alterações no projeto sobre resíduos sólidos