Mauro Miranda quer FGTS em programas de moradia rural



Autor do dispositivo constitucional que fixa como um dos direitos fundamentais do brasileiro o acesso à moradia própria, o senador Mauro Miranda (PMDB-GO) disse nesta terça-feira (12) que é possível utilizar recursos do FGTS no financiamento de habitações rurais. Ele pediu que todas as instâncias do governo - da federal à municipal - se empenhem em programas de financiamento dessas moradias, em especial para a população de baixa renda.

O senador lastimou que tenha-se cristalizado nos agentes e órgãos do governo a prática de só financiar imóveis para pessoas de baixa renda nas áreas urbanas. Em sua opinião, os moradores do meio rural acabam por ser alijados da possibilidade de aquisição da casa própria financiada com os recursos do FGTS. No seu entender, tal prática é um equívoco que só prejudica os agricultores humildes.

Por isso ele propôs que o conselho curador do FGTS, responsável pela escolha de programas para a aplicação desses recursos, crie um projeto de financiamento de imóveis rurais para pessoas de baixa renda. Mauro Miranda citou as inúmeras vantagens que adviriam desse investimento, entre elas, o estímulo à fixação dos agricultores no campo.

- Reitero que não aguardo outra resposta a esta minha proposta que não a implementação, já em 2002, de um vasto programa de financiamento de aquisição e construção de imóveis rurais para pessoas de baixa renda - afirmou o parlamentar.

Mauro Miranda ressaltou que a agricultura é que dá sustentação ao Brasil, observando que "se ela vai bem, tudo vai bem para o país; mas se ela vai mal, há dificuldade até para estabilizar a moeda".



12/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAURO MIRANDA PEDE PRIORIDADE PARA PROGRAMAS DE MORADIA

MAURO MIRANDA QUER URGÊNCIA NA APROVAÇÃO DA PEC DA MORADIA

Mauro Miranda quer Subcomissão de Moradia e Desenvolvimento Urbano como fórum permanente

Mauro Miranda quer desindexação da dívida rural

Mauro Miranda diz que próximo presidente tem que investir em moradia

Mauro Miranda defende moradia para mulheres