MEC discute avaliação no âmbito do Mercosul
A Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação realizou, na semana passada, um encontro com 19 universidades públicas para debater o fortalecimento das avaliações na educação superior com o objetivo de reduzir as assimetrias entre os países do Mercosul, fomentando a integração regional.
Realizado pela primeira vez, o seminário reuniu coordenadores das universidades públicas brasileiras acreditadas pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação (Arcu-Sul), resultado de um acordo entre os ministros de Educação de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. O sistema Arcu-Sul executa a avaliação e a acreditação de cursos universitários, no âmbito do setor educacional do Mercosul.
A revalidação de diplomas foi um dos assuntos tratados no encontro. De acordo com os coordenadores participantes, a intenção é de que a acreditação funcione como um aliado no processo de revalidação de diplomas. No entanto, a revalidação não seria feita de forma automática, já que os coordenadores acordaram que os países do Mercosul ainda precisam fortalecer as suas avaliações internamente.
O sistema respeita as legislações de cada país e a autonomia das instituições universitárias.
Fonte:
Ministério da Educação
18/11/2013 17:32
Artigos Relacionados
Protocolo de Olivos, no âmbito do Mercosul, é aprovado pelo Plenário
Congresso vai ser consultado antes do Executivo assinar acordos no âmbito do Mercosul
Representantes do Itamaraty relatam conflitos sobre pneus usados no âmbito do Mercosul
Brasil irá criar método de avaliação educacional para o Mercosul
Audiência discute avaliação da educação básica
CCJ discute projeto que disciplina avaliação de autoridades