MELO ELOGIA MEDIDAS DE FHC CONTRA DESEMPREGO



O senador Geraldo Melo (PSDB-RN) elogiou as medidas anunciadas pelo governo para combater os índices de desemprego observados na economia brasileira. O parlamentar apontou o conjunto de iniciativas como uma "sinalização clara, a completa visibilidade que o presidente Fernando Henrique Cardoso está dando a sua preocupação com o desemprego".

No entender do senador, decisões como as que facultam a redução da jornada e a suspensão temporária do contrato de trabalho representam efetivo alívio para os encargos das empresas e abrem reais possibilidades de geração de empregos. Não há ninguém que goste de conviver em uma sociedade com altos índices de desemprego, muito menos quem a governa - justificou.

Geraldo Melo destacouque o desemprego não é um problema apenas brasileiro, mas "um mal deste final de século que atinge em graus variados das economias desenvolvidas às mais atrasadas". Na raiz dessa "doença", o senador identifica a questão tecnológica, que eleva a produtividade do trabalho e libera mão-de-obra. A seu ver, a globalização econômica também contribui para a redução de postos de trabalho.

Os parlamentares, governantes e estudiosos dessas questões, acredita o senador, em breve terão que se voltar de forma cada vez mais intensa para uma avaliação"da grande revolução que o próximo século vai trazer". Hoje, aponta Geraldo Melo, as inovações tecnológicas são totalmente incorporadas pelas sociedades e suas estruturas produtivas como "ganhos de produtividade". No futuro, entende o senador, "será necessário encontrar meios e formas para repartir esses benefícios com os trabalhadores".



07/08/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maguito elogia medidas do governo para reduzir o desemprego entre jovens

SUPLICY COBRA MEDIDAS CONTRA O DESEMPREGO

BENEDITA DEFENDE MEDIDAS URGENTES CONTRA O DESEMPREGO

CARLOS BEZERRA PREGA ADOÇÃO DE MEDIDAS CONTRA O DESEMPREGO

EMÍLIA FERNANDES COBRA MEDIDAS OBJETIVAS CONTRA O DESEMPREGO

LEONEL PAIVA ELOGIA INICIATIVAS DE FHC CONTRA DESEMPREGO