Mercadante defende Waldir Pires de acusações do PFL



O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), disse que a Controladoria-Geral da União (CGU) adota o sorteio como critério para a escolha dos municípios que são investigados pelo órgão, rebatendo assim as acusações do PFL de que o ministro Waldir Pires, titular da CGU, estaria promovendo uma perseguição política às prefeituras baianas comandadas por aliados do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), seu opositor no estado.

Mercadante lembrou que existe "uma disputa política antiga na Bahia" que precisa ser considerada na avaliação desse caso. Mas comprometeu-se a analisar as questões levantadas pelo senador César Borges (PFL-BA) no pronunciamento feito nesta terça-feira (23) e pedir explicações à CGU em relação às perguntas que forem pertinentes.

Os ataques do PFL foram formalizados em nota divulgada pelo partido na segunda-feira (22). O ministro rechaçou-as, também em nota à imprensa, dizendo estar ciente de que um programa para combater com firmeza a corrupção incomodaria muito "os gestores inidôneos e seus históricos protetores", anunciando que irá continuar com novos sorteios no próximo dia 29 para selecionar 50 áreas a serem investigadas pela CGU. No ano passado, foram 281 municípios fiscalizados, dos quais 16 na Bahia e, destes, seis administrados pelo PFL, de acordo com informações do ministro.

Críticas

Antonio Carlos Magalhães reforçou as acusações contra Waldir Pires, feitas por César Borges. O senador disse que o titular da CGU persegue os municípios baianos e não tem a "honestidade" de reconhecer a lisura dos prefeitos, quando nada encontra que desabone suas administrações. Antonio Carlos avisou que irá acusar diretamente o ministro por intermédio de requerimento e atacou-o lembrando das suas derrotas nas eleições na Bahia .

- Pires não ia ser nada no governo. Aí arranjaram a CGU e ele exigiu status de ministro. O pensamento dele é muito atrasado e os baianos já reconheceram isso - afirmou.



23/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos diz que Waldir Pires assume posição partidária

ACM critica Lula por manter Waldir Pires no Ministério Defesa

César Borges acusa Waldir Pires de perseguição aos prefeitos baianos

César Borges: Waldir Pires não cumpre seu papel e faz perseguição política

César Borges pede providências do governo contra Waldir Pires

Ao lembrar 50 anos do golpe, Waldir Pires relata 'momento deplorável' do Congresso