Mercadante propõe a divulgação, pela Internet, de documentos que deixaram de ser sigilosos



O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo no Senado, pretende que o acesso público a documentos cujo prazo para a manutenção do sigilo esteja vencido possa ser feito pela Internet. Projeto nesse sentido (PLS 296/04) será examinado por duas comissões, a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e a de Educação (CE). Nesta última, a matéria será votada em decisão terminativa.

Mercadante afirma na justificação do projeto que o acesso público a esses documentos é regulamentado por lei. Os prazos de sigilo dos documentos, conforme sua natureza, varia de dez a 100 anos. O senador pretende que na Internet haja uma lista dos documentos em sigilo e, à medida que sua publicidade seja liberada, o documento fique à disposição do público por dois anos.

- Tal medida deverá agregar qualidade à democracia brasileira, por via do processo de democratização da informação. Em particular daquela informação pública guardada a sete chaves por instituições arquivísticas. Trata-se de material sensível por sua natureza, que em muitos casos contém dados de inestimável valor patrimonial, histórico, familiar e genealógico - disse.



28/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Mercadante aprovado no Senado obriga divulgação de licitações pela Internet

Dados sobre licenciamento ambiental devem ser acessados pela Internet, propõe Mercadante

CCJ aprova divulgação gastos públicos pela Internet

Relator de PPP prevê divulgação de resultados pela Internet

Senado aprova divulgação obrigatória de licitações pela Internet

CCJ vota obrigatoriedade de divulgação de licenças ambientais pela Internet