Mesquita Júnior acusa "ecologistas de gabinetes elegantes" de ignorarem habitantes da Amazônia



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) acusou o que chamou de "ecologistas aboletados em gabinetes elegantes" de tratarem a Amazônia "como se lá só tivesse árvores e macacos", ignorando milhões de pessoas que vivem na região e enfrentam "dificuldades extremas". Ele tachou de "esmola" a idéia "desses ecologistas" de criar uma "bolsa floresta", destinada a pessoas que vivem extraindo látex de seringais ou coletando castanha do Pará.

- Quem mora e trabalha na floresta quer é preço para seus produtos. Por que o governo não pensa em melhorar a vida dessas pessoas oferecendo-lhes preços mais dignos? O governo não tem uma política de valorização das pessoas que moram na Amazônia. Há um total descompromisso com os amazônidas. Eles só têm compromisso midiático - afirmou.

Geraldo Mesquita disse que pessoas do governo "falam todo dia sobre preservar a floresta", mas ninguém lembra em negociar com os países ricos, por exemplo, para que eles aumentem os preços das compras de produtos da Amazônia.No seu entendimento, se os preços da castanha e do látex melhorarem, os habitantes da floresta lutarão contra o desmatamento.

- O mundo, principalmente os países ricos, gosta da nossa castanha e da borracha natural, mas na hora de comprar eles dão preferência a produtos de outros países. A nossa castanha e a nossa borracha têm preço vil, miserável mesmo - lamentou o senador do Acre. Ele sugeriu que "uma ínfima parte" do dinheiro do petróleo que sairá da camada de pré-sal seja destinada à pesquisa sobre a Amazônia, de modo a melhorar a vida de seus habitantes, preservando a floresta da devastação.

Geraldo Mesquita disse que virou moda dizer que a floresta em pé é capaz de produzir mais riquezas do que derrubada. Entretanto, continuou, não há nada que comprove isso cientificamente e as pessoas passam a repetir a frase como se fosse "verdade absoluta". Por isso, ele defende que o governo financie pesquisas para indicar o que realmente é mais importante para a floresta e para as populações que lá vivem.



01/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior acusa: Sem projeto para a Amazônia, governo só proíbe e pune pequenos agricultores

Mesquita Júnior acusa governo de ser cruel, perverso e desumano com cidadãos acreanos

Mesquita Júnior pede política de aproveitamento da Amazônia

Mesquita Júnior defende pequenos produtores da Amazônia

Mozarildo e Mesquita Júnior dirigem Subcomissão da Amazônia

Falta um projeto nacional para a Amazônia, diz Mesquita Júnior