Mesquita Júnior aponta falhas da PEC que altera regras de pagamento de precatórios



Ao discursar nesta segunda-feira (23), o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) demonstrou preocupação com o teor do substitutivo à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/06 que altera regras de pagamento dos precatórios. O substitutivo, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na última quarta-feira (18). Na opinião de Mesquita Júnior, as mudanças podem acentuar as dificuldades que milhares de brasileiros têm para receber esses pagamentos. O substitutivo deverá ser apreciado no Plenário do Senado nas próximas sessões.

Precatórios são as dívidas da administração pública cujo pagamento foi determinado pela Justiça - ou seja, são as dívidas dos governos federal, estaduais e municipais (e também do Distrito Federal) estabelecidas por meio de sentença judicial. Os principais devedores em atraso são estados e municípios, e não a União. Os precatórios em atraso de estados e municípios já somariam cerca de R$ 70 bilhões.

Mesquita Júnior considerou injusto o dispositivo que institui o leilão para o pagamento de parte dos precatórios, pois algumas pessoas já esperam há décadas o recebimento desses pagamentos. O senador aproveitou para ler a íntegra de artigo do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, em que o jurista afirma que a situação dos precatórios no Brasil já foi apelidada de "calote oficial" e que o descaso dos governantes é "um autoritarismo sem precedente". De acordo com estudo da OAB, acrescentou Mesquita Júnior, um cidadão brasileiro que entrar na "fila dos precatórios" em 2009, levará de 15 a 100 anos para receber o pagamento.

- É um drama. Já é assim nos termos da atual Constituição federal. E a mudança que se vizinha é mais dramática ainda: ela faz com que essa perspectiva se torne mais longínqua ainda, ou seja, a perspectiva do recebimento de créditos legitimamente reconhecidos pela Justiça - afirmou Mesquita Júnior.



23/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova proposta que altera regras de pagamento dos precatórios

CCJ altera substitutivo à PEC que muda rito para pagamento de precatórios atrasados

Pensionistas fazem manifestação contra PEC que altera sistemática de pagamento de precatórios

Geovani Borges anuncia emendas ao projeto que altera regras de precatórios

CCJ aprova mudanças nas regras de pagamento dos precatórios atrasados

PEC que muda regras para pagamento de precatórios é aprovada em primeiro turno