Pensionistas fazem manifestação contra PEC que altera sistemática de pagamento de precatórios



Pensionistas e aposentados realizaram, nesta quarta-feira (13), protesto pacífico e silencioso para cobrar dos parlamentares o aperfeiçoamento da PEC 12/06, que altera a sistemática de pagamento de precatórios. Uma manta de tricô com mais de 200 metros colocada no gramado em frente ao Congresso Nacional foi a forma encontrada pelos credores para simbolizar o tempo de espera do pagamento dos precatórios pelo governo.

VEJA MAIS

A PEC, apresentada pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e relatada pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), estabelece que os recursos aplicados no pagamento de precatórios serão equivalentes, no mínimo, a 3% da despesa primária líquida do ano anterior para a União, os estados e o Distrito Federal, e a 1,5% para os municípios. Prevê ainda que, da porcentagem das despesas primárias da União, dos estados, do DF e dos municípios, 70% serão destinados para leilões de pagamento à vista de precatórios e 30% para pagamento dos precatórios não quitados por meio de leilão.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul (Sinapers), Julia Camargo, e a coordenadora jurídica do sindicato, Simone Oliveira, irão entregar aosenador Valdir Raupp, às 14h, um documento contendo propostas de mudanças na PEC 12/06. O Sinapers é uma entidade vinculada à União Nacional dos Credores de Precatórios. Por isso, a presidente do sindicato lembra que a luta é em âmbito nacional, e não só dos pensionistas do Rio Grande do Sul.



13/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova proposta que altera regras de pagamento dos precatórios

Mesquita Júnior aponta falhas da PEC que altera regras de pagamento de precatórios

CCJ altera substitutivo à PEC que muda rito para pagamento de precatórios atrasados

Sindicalistas fazem manifestação contra Sarney

Servidores do Ibama fazem manifestação contra MP 366/07

Sindicalistas e oposicionistas fazem manifestação contra emenda alternativa à reforma da Previdência