Mesquita Júnior diz que manutenção de aviões no Brasil "é um escândalo"



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) afirmou, em discurso nesta segunda-feira (17), que a manutenção dos aviões de carreira no Brasil "é um escândalo" e que, depois do acidente da TAM em Congonhas (SP),já "ocorreram dezenas de episódios" que poderiam ter gerado "uma nova tragédia". Ele admitiu que hoje tem medo de voar no país e tem saudades da Varig.

Mesquita Júnior disse ter sentido na pele a falta de manutenção na sexta-feira (14), ao tentar voar de Brasília para Sergipe. Depois de embarcados, os passageiros tiveram de esperar que um funcionário da TAM tentasse um conserto antes do vôo. No entanto, mesmo com a solução do problema, o piloto cancelou o vôo depois de quase 90 minutos, alegando que havia detectado um outro problema, desta vez no trem de pouco.

- Só vejo autoridades falando de problemas nas pistas dos aeroportos. Não vejo ninguém preocupado com a manutenção das aeronaves. Nossas empresas são as mais lucrativas do setor aéreo e não vejo os órgãos responsáveis fazendo uma fiscalização para valer na manutenção das companhias aéreas. Voar hoje no país é correr sério risco - sustentou o senador.

Ele lembrou que a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) entregou há duas semanas um relatório de 15 páginas às autoridades brasileiras, onde classificaa aviação civil do Brasil como "instável e ineficiente", acrescentando que a situação atual compromete a segurança dos vôos. O senador condenou a existência de apenas duas empresas aéreas importantes no país e pediu ao governo que "regionalize a aviação civil" brasileira. Para ele, a Gol e a TAM não têm condições de cobrir todo o território nacional.

Mesquita Júnior pediu desculpas aos participantes do Encontro Internacional do Fórum Universitário do Mercosul, que se realizou em Aracaju (SE), onde ele deveria ter participado de um debate, não fossem os problemas do avião em Brasília.Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) também disse ter saudades da Varig.



17/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita afirma que manutenção de aviões no Brasil "é um escândalo"

Mesquita Júnior: Brasil precisa discutir a questão do aborto

Mesquita Júnior manifesta preocupação com interesse de Bush por biodiversidade energética do Brasil

Mesquita Júnior lamenta desemprego juvenil no Brasil e pede apoio a PEC de sua iniciativa

Brasil não pode continuar servindo de depósito de lixo, alerta Geraldo Mesquita Júnior na CAS

Mesquita Júnior pede pressa na aprovação do projeto que regulamenta eleição de representantes do Brasil no Parlasul