Ministro da Fazenda defende criação de fundo soberano
A criação do fundo soberano foi defendida pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (30) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ele afirmou que esse fundo "é importante muito menos pela sua função cambial, mas pela sua função fiscal".
- O fundo soberano pode permitir que se alcance um superávit fiscal maior - argumentou Mantega, acrescentando que uma outra função do fundo seria obter recursos para ações anticíclicas, a fim de amenizar uma eventual piora na redução da atividade econômica no mundo e também no Brasil.
No entanto, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), anunciou durante a audiência que vai apresentar um requerimento para convocar o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para debater essa questão.
- Sou contra o fundo soberano, ele será utilizado para capitalizar o BNDES, que por incúria foi descapitalizado. Quero saber por que isso ocorreu - disse Arthur Virgílio.
O senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse que também apresentou um requerimento para debater o fundo soberano, mas ressaltou que é a favor da iniciativa, ao contrário de Arthur Virgílio.
- Esse fundo servirá para preparar o país, de forma estratégica, para o futuro - declarou Casagrande.
30/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE vai debater com ministro da Fazenda criação de fundo soberano
CAE vai debater criação do Fundo Soberano
Dornelles critica criação do Fundo Soberano
Base aliada defende MP do Fundo Soberano e oposição diz que medida representa "desrespeito ao Congresso"
Ministro da Fazenda defende modernização na cobrança do ICMS
Valadares defende criação dos Juizados Especiais da Fazenda Pública