Ministro do Trabalho debaterá proposta que amplia possibilidades de saque do FGTS



 O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, discutirá, em audiência pública marcada para o próximo dia 16 no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), proposta que prevê novas possibilidades de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A pedido do ministro, o senador Paulo Paim (PT-RS) pediu vista da matéria na reunião desta quarta-feira (2).

- Ele [o ministro] nos solicitou que pedíssemos vista do projeto e que permitíssemos que viesse, em audiência, dialogar conosco sobre o tema - explicou Paim.

VEJA MAIS

O senador Flávio Arns (PT-PR), que presidiu a reunião a pedido da presidente da CAS, senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), destacou que logo após a reunião com Carlos Lupi a proposição sobre o FGTS voltará à pauta.

O relator do PLC 18/02, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), elaborou um substitutivo com base na análise de outros 14 projetos com teor semelhante, todos prevendo novas possibilidades de uso dos recursos do FGTS. Ele limitou, no entanto, as novas possibilidades em apenas três: para aquisição de lote urbanizado, quitação de prestações atrasadas de financiamento habitacional e amortização de parcelas de financiamento estudantil.

- Se pode usar para comprar casa, ações e para o fundo da construção, por que não pode usar pra bancar estudo? - questionou.

Na passagem do projeto pela Comissão de Educação (CE), foi acatada pelo relator, também o senador Azeredo, emenda apresentada pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) permitindo ainda o saque para a constituição de microempresa por titular desempregado.

Azeredo lembrou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê a criação de um fundo de investimentos com recursos do FGTS que prevê a utilização de R$ 5 bilhões, podendo chegar a até R$ 18 bilhões, segundo cálculos do senador. E ressaltou que a Caixa Econômica Federal sempre se opõe ao aumento das possibilidades de saque.

- Defendo [as hipóteses previstas no substitutivo] agora com mais força do que defendia anteriormente - disse.

Veja o teor dos projetos que foram utilizados como base para o substitutivo de Azeredo.



02/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Propostas ampliam possibilidades de saque do FGTS

Novas possibilidades de saque do FGTS em discussão no Senado

PROJETOS QUE AMPLIAM POSSIBILIDADES DE SAQUE DO FGTS TRAMITARÃO EM CONJUNTO

CE analisa proposta que amplia utilização do FGTS

Proposta que amplia remuneração de contas do FGTS divide debatedores

CCJ analisa proposta que amplia acesso ao FGTS para compra de casa própria