Ministros podem ser convidados a explicar computadores na escola
O problema surgiu assim que os parlamentares constataram que o edital de compra dos computadores só permitia a participação das cinco grandes concessionárias de serviços de telecomunicações do país, excluindo qualquer empresa que fabrica componentes de informática. O edital foi preparado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os deputados oposicionistas questionaram também a programação dos computadores, os quais teriam de conter o Windows, da Microsoft, para eles um privilégio inaceitável a uma multinacional. O governo negociou com os parlamentares, aceitando a inclusão de programas alternativos nos computadores, mas o TCU suspendeu a licitação até que se resolva o problema da exclusão dos fabricantes de computadores da licitação.
O requerimento a ser votado na Comissão de Orçamento é de autoria dos deputados Virgílio Guimarães (PT-MG), Sérgio Miranda (PcdoB-MG) e Jorge Bittar (PT-RJ). Sérgio Miranda acredita que, durante os debates com os ministros, possa ser encontrada uma solução para o programa, que é financiado pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), o qual recebe uma porcentagem do faturamento das concessionárias de telecomunicações.
- As oposições não estão contra o programa. Apenas querem que fabricantes de computadores possam participar da licitação - pondera o deputado.
04/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministros convidados a explicar computadores na escola
Ministros dos Transportes e das Cidades são convidados para explicar denúncias
FRANCO E MALAN SÃO CONVIDADOS PARA EXPLICAR MEDIDAS ECONÔMICAS
Presidentes da Caixa e do Banco do Brasil são convidados a explicar custo de tarifas
Cinco ministros serão convidados a comparecer à CAS
Ministros da Previdência e da Saúde são convidados para audiências na CAS