ODACIR INFORMA SOBRE DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA



Com base em dados da Embrapa, o senador Odacir Soares (PTB-RO) informou que 41,5 milhões de hectares da floresta amazônica já foram desmatados, dos quais, 17,5 milhões de hectares foram transformados em pastagens. Ele disse que 50% dessas áreas abertas encontram-se degradadas, havendo já diversos estudos visando à recuperação dessas pastagens.

O senador anunciou estimativas segundo as quais 78,8% da madeira extraída no Brasil é consumida como lenha e carvão vegetal, sendo 68% proveniente de florestas nativas. Ele informou que, seguindo uma tendência mundial, no Brasil, a madeira proveniente de reflorestamento está gradativamente substituindo a madeira das florestas nativas.

Conforme Odacir, apesar de ocupar menos de 1,0% do território nacional, os reflorestamentos respondem por 31,2% do total da madeira consumida no Brasil. Ele disse que essa área reflorestada e, conseqüentemente, a oferta de madeira poderão ser duplicadas, considerando a utilização apenas das áreas degradadas ou abandonadas na região amazônica.

Segundo o parlamentar, o plantio de espécies florestais constitui uma das alternativas mais eficientes para a recuperação de áreas degradadas em regiões tropicais de alta precipitação, como a Amazônia. Ele informou que, apesar dos avanços alcançados pela Embrapa em experimentos de campo, é necessário um zoneamento informatizado para plantios florestais.

Projeto neste sentido, acrescentou, está sendo desenvolvido pela Embrapa em parceria com empresas privadas, universidades e institutos de pesquisa. Entre os objetivos dessa iniciativa está a tecnologia de produção e sistemas de comercialização de sementes, assim como o treinamento de engenheiros florestais e agrônomos. O senador também disse que em Rondônia está avançada a atividade de renovação de recursos florestais.



05/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


RÁDIO E TV SENADO TRANSMITEM REUNIÃO SOBRE DEVASTAÇÃO NA AMAZÔNIA

MARINA COMENTA DEVASTAÇÃO NA AMAZÔNIA

MARINA VAI AO INPE OUVIR DADOS DE DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA

TUMA ALERTA PARA DEVASTAÇÃO PREDATÓRIA DA AMAZÔNIA

Arthur Virgílio destaca preocupação de Uribe com devastação da Amazônia

MIRANDA DIZ QUE AÇÃO GOVERNAMENTAL CONTRIBUI PARA DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA