MOREIRA MENDES PEDE REFORMA TRIBUTÁRIA JUSTA
- A impressão que tenho é a de que quanto mais importante é a empresa, mais se especializa na sonegação de tributos - disse Moreira Mendes.
Segundo o senador, o problema vai além da sonegação pura e simples, passando pela chamada elisão fiscal - o conjunto de mecanismos legais utilizados para se pagar o mínimo de imposto possível. Moreira Mendes citou dados segundo os quais metade das 530 maiores empresas não financeiras e 42% das 66 maiores instituições financeiras, não pagam Imposto de Renda.
- A reforma tributária em tramitação na Câmara dos Deputados, e que em breve estará nesta Casa, é a nossa esperança em vermos diminuídas as desigualdades que ocorrem neste país - afirmou o senador.
Moreira Mendes sugeriu a criação de norma geral anti-elisão e ampliação da base de incidência do Imposto de Renda de modo que as grandes empresas paguem pelo menos um valor mínimo, a exemplo do que acontece com as pequenas e microempresas submetidas ao sistema Simples. O senador sugeriu ainda a instituição do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) federal, com administração compartilhada com os estados, em sua na opinião um sistema mais eficiente que o atual ICMS.
23/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aelton faz apelo para uma reforma tributária mais justa
Osmar Dias quer reforma tributária justa para municípios
Maria do Carmo quer reforma tributária mais justa para estados
Tebet homenageia Campo Grande e defende reforma tributária justa para estados e municípios
Moreira Mendes pede respeito no Congresso
MOREIRA MENDES PEDE O FORTALECIMENTO DA CEPLAC