Moreira Mendes reivindica novas isenções fiscais para a Amazônia



O senador Moreira Mendes (PFL-RO) apresentou projeto de lei que garante isenções fiscais para importação de equipamentos de radio e televisão para a Amazônia, desde que não haja similar nacional para os produtos. Ele pretende incluir no decreto que disciplina essas isenções os equipamentos de áudio, vídeo, transmissão e produção para radiodifusão, importados por entidades autorizadas a explorar serviço de radiodifusão.

Na justificação de seu projeto, o senador por Rondônia afirma que a radiodifusão na Amazônia representa meio essencial de comunicação para a população. Ele ressalta que a atividade depende de uma constante atualização tecnológica para superar as enormes distâncias da região e garantir um correto desempenho de seus objetivos educacionais e de integração social das populações.

Moreira Mendes lembrou que esses equipamentos não se destinam à comercialização, porque a legislação vigente proíbe que sejam transferidos para unidades da federação fora da região Amazônica, que não gozam das mesmas isenções fiscais.

Para ele, o projeto visa, apenas, a beneficiar os radidifusores dos Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia, os mais pobres da região, onde o rádio e a televisão são atividades sociais e de integração pela comunicação, muito mais do que atividades essencialmente econômicas, concluiu Moreira Mendes.

20/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Isenções fiscais para a Amazônia e política de mobilidade urbana na pauta

MOREIRA MENDES REIVINDICA MAIS CRÉDITO POPULAR

Moreira Mendes propõe carreira de fiscais federais de mineração

MOREIRA MENDES REPUDIA PREVISÕES CATASTRÓFICAS PARA AMAZÔNIA

MOREIRA MENDES CRITICA POLÍTICA ABUSIVA PARA AMAZÔNIA

Moreira Mendes defende nova política de desenvolvimento para a Amazônia