Mozarildo cobra maior número de defensorias públicas para auxiliar pessoas de baixa renda



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) cobrou dos governos estaduais e federal, em discurso no Plenário, nesta quarta-feira (16), a criação de um maior número e o aprimoramento das atuais defensorias públicas para atender pessoas de baixa renda processadas pela Justiça. A medida, observou, deverá fazer com que essas pessoas tenham seus direitos efetivamente respeitados, sem ter que ficar presas desnecessariamente.

O senador comparou a situação dos réus mais pobres a do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, que foi preso e libertado duas vezes na semana passada. Dantas está sendo investigado pela suposta prática de crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas, formação de quadrilha e tráfico de influência para a obtenção de informações privilegiadas em operações financeiras.

- Lamento que esses episódios estejam confundindo a opinião pública, como se a pessoa tivesse sido solta porque é rica. E por que os pobres não são soltos? Por que os Poderes Executivos estaduais e federal não mantêm defensorias públicas em condições de atender aos pobres, que deveriam ter acesso a um advogado? - questionou o senador.

Mozarildo ressalvou que em Roraima a defensoria pública estadual é eficiente e tem um bom número de defensores, mas observou que o órgão federal no estado tem apenas dois defensores e não consegue atender à demanda.

- Os governantes têm que assumir esse ônus. Se o pobre fica muito tempo na cadeia por falta de advogado, a culpa é do Poder Executivo - afirmou.

Em apartes, os senadores Gerson Camata (PMDB-ES), Augusto Botelho (PT-RR) e Ideli Salvatti (PT-SC) também falaram sobre o assunto.



16/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris vai propor cotas nas universidades públicas para estudantes de baixa renda

Comissão aprova isenção de tarifas bancárias para pessoas de baixa renda com deficiência

Sarney quer conceder anistia de dívidas em imóveis da União para pessoas de baixa renda

CCJ analisa financiamento para cursos de capacitação para pessoas de baixa renda

CDR examina uso da CIDE para financiar carteira de motorista para pessoas de baixa renda

CCJ aprova anistia para pessoas carentes e de baixa renda de taxas pela ocupação de terrenos de marinha