Mozarildo comenta operação da Polícia Federal que confirmaria fraudes em Roraima



A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (16), uma operação em Roraima para apurar um suposto prejuízo causado aos cofres públicos que pode ser superior a R$ 30 milhões. A ação foi mencionada, nesta quarta-feira (16), pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que lembrou que algum tempo depois de denunciar o esquema agora sob investigação, em agosto do ano passado, chegou até a receber ameaças de morte.

Segundo o senador, a Secretaria Estadual de Saúde, no período de 2008 e 2009, teria superfaturado as compras de medicamentos e equipamentos.

- Naquela ocasião, eu disse que me sentia triplamente indignado: como cidadão, como senador e muito mais ainda como médico. É lamentável constatar que na área de saúde de Roraima estava montada uma quadrilha para assaltar o dinheiro destinado a atender os mais pobres e a comprar medicamentos, equipamentos e material de consumo - afirmou Mozarildo Cavalcanti.

O senador por Roraima lembrou que logo, após fazer a denúncia, encaminhou ao Procurador Geral da República documentos que comprovariam a existência de corrupção na aquisição de medicamentos pela Secretaria Estadual de Saúde. Mozarildo também enviou novas informações publicadas através de reportagem do jornal Folha de Boa Vista.

Mozarildo registrou que a denúncia publicada pela Folha de Boa Vista trazia inclusive fotografias com medicamentos ainda dentro do prazo de validade jogados no lixo. O servidor da secretaria autor da reclamação ao jornal teria falado em prontuários falsificados para atestar o uso de medicamentos sem que isso tivesse ocorrido.

- Isso era feito para o governo adquirir novamente os mesmos medicamentos com dispensa de licitação alegando urgência e superfaturando as compras. O governador disse que era uma questão política, já que eu estava fazendo campanha para o então candidato Neudo Campos. Coincidentemente, começaram a chegar a meu escritório telefonemas me ameaçando de morte - declarou Mozarildo.

Em aparte, o senador Paulo Davim (PV-RN), que também é médico, lamentou que o fato ocorrido em Roraima não seja algo raro. Ele disse que no Rio Grande do Norte, em 2008, operação da Polícia Federal também detectou "atos desonestos e corrupção na pasta da Saúde". O senador defendeu um endurecimento na legislação, no sentido de que a corrupção praticada em áreas prioritárias, sobretudo na saúde, seja considerada crime hediondo.



16/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti destaca operação da Polícia Federal em Roraima

Polícia Federal faz operação contra fraudes em benefícios do INSS

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes na Caixa Econômica

Lúcia Vânia elogia operação da Polícia Federal contra fraudes em certificados de filantropia

“Exército e Polícia Federal não devem apoiar corrupção em Roraima”, diz Mozarildo

Mozarildo denuncia fraudes e corrupção envolvendo terras públicas em Roraima