Mozarildo defende rápida aprovação do projeto que recria a Sudam



Ao informar que a comissão especial da Câmara dos Deputados destinada a analisar o projeto de lei complementar que recria a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) realizou audiência pública nesta segunda-feira (3), na sede da Assembléia Legislativa do Estado de Roraima, o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) defendeu a rápida aprovação da matéria para que os estados da região possam voltar contar com um instrumento de desenvolvimento regional.

A audiência pública, informou o senador, contou com a participação de vários representantes das classes empresarial e política do estado. A comissão especial da Câmara, presidida pelo deputado federal Átila Lins (PPS-AM) também realizou audiência pública nesta terça-feira (4) em Manaus.

- A importância da recriação da Sudam sob um novo modelo é importante para todos os estados da Amazônia Legal, mas principalmente para os estados periféricos, como é o caso do Acre, de Rondônia, Amapá e Roraima. Os estados menores e mais pobres são os que mais precisam dos benefícios da Sudam, já que eles não foram atendidos adequadamente pelo modelo antigo daquela superintendência - afirmou Mozarildo.

Ratificando o que o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, já disse, Mozarildo Cavalcanti ressaltou a importância de que o novo modelo da Sudam seja -blindado- contra a corrupção. Ele também disse esperar que a Sudam possa ser recriada com um modelo ágil que permita, mais do que eliminar as desigualdades regionais, diminuir as desigualdades dentro da própria região.

- A Amazônia, que corresponde a mais ou menos 60% do território nacional, tem disparidades enormes. Não podemos comparar, por exemplo, os estados do Pará e do Mato Grosso com estados do Acre, Roraima e Amapá, que precisam muito mais de investimentos e incentivos do que os primeiros, embora estes estejam bem distantes, no que diz respeito a desenvolvimento econômico, aos estados do Sul e do Sudeste - disse o senador.



04/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo defende aprovação de projeto que regulamenta a atuação de ONGs

Mozarildo defende aprovação de projeto que regulamenta atuação das ONGs no país

Ministro do TST defende aprovação rápida de reforma do Judiciário

Sarney defende fim das coligações e rápida aprovação da PEC que altera rito das MPs

Paim pede aprovação rápida de projeto que autoriza desaposentadoria

Dornelles apela para aprovação rápida de projeto que prevê correção do FGTS