Mozarildo defende uso do FGTS na compra de carro



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) defendeu nesta quarta-feira (6) em Plenário projeto de sua autoria que permite a aquisição de veículo de uso pessoal ou familiar com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A proposta, que está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), estabelece que o veículo não poderá ser utilizado para transporte de carga ou de passageiros e não poderá ter mais de três anos de uso.

Para que o interessado nesse tipo de financiamento possa obtê-lo, ele terá de possuir residência própria, quitada ou não, devidamente registrada em seu nome ou de seu cônjuge ou companheira (o). Outra exigência constante na proposição é a de que o veículo adquirido não poderá ser vendido ou negociado por um prazo de cinco anos.

De acordo com Mozarildo Cavalcanti, o projeto tem dois objetivos: beneficiar o trabalhador de pequena e baixa renda, para que ele possa se deslocar ao local de trabalho, que geralmente fica distante da sua residência; e estimular a indústria automobilística, incorporando uma ampla faixa da população a seu mercado consumidor.

O senador lembrou que seu projeto, apresentado no final do ano legislativo de 2001, atualmente está tramitando em caráter terminativo na CAS. Ou seja, se ele for aprovado naquela comissão e não suscitar pedido de deliberação em Plenário, deverá seguir direto ao exame da Câmara.



06/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO DEFENDE ISENÇÃO DE IMPOSTO NA COMPRA DE CARRO POR DEFICIENTES

Crivella defende projeto que isenta deficiente auditivo de IPI para compra de carro

Mauro Miranda defende aprovação do projeto que permite o uso do FGTS para compra de lote

Toda pessoa com deficiência poderá ter isenção de IPI na compra de carro

HELOÍSA PEDE MUDANÇA NA MP QUE FACILITA COMPRA DE CARRO POR DEFICIENTES

Deficiente auditivo deve ter direito a isenção de IPI na compra de carro nacional