Mozarildo defende valorização dos municípios



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) defendeu nesta sexta-feira (26) o fortalecimento político e administrativo dos municípios brasileiros, por meio da destinação de maiores recursos para as prefeituras. Ele lembrou que é no município onde o cidadão mora, e não na União.

Para Mozarildo, há uma inversão de valores dentro da estrutura administrativa brasileira. Como exemplo, informou que somente no ano passado foram repassados para as organizações não-governamentais (ONGs) R$ 1,3 bilhão, apenas em convênios com os ministérios.

O senador por Roraima informou que os valores repassados para as ONGs representaram cerca de 44% do que o governo encaminhou de maneira espontânea aos municípios, com um  detalhe: não foi exigido o mesmo rigor com relação às prefeituras na aplicação dos recursos, o que considera um absurdo.

- É uma autêntica substituição do Estado pelas ONGs - protestou Mozarildo, ao informar que também as autarquias e fundações, com destaque para a Petrobras, repassam o que considerou "uma verdadeira fortuna" às organizações não-governamentais, em detrimento dos municípios.

Mozarildo também criticou as constantes denúncias feitas pela imprensa aos municípios, principalmente os de médio e pequeno porte, de que seriam uma espécie de "praga da nação". Para ele, é um autêntico preconceito afirmar que os maiores níveis de corrupção e de desvio de recursos estão nos municípios.

> Senador elogia trabalho da Embrapa em Roraima



26/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede valorização dos municípios

Mozarildo defende valorização de servidores que trabalham nas fronteiras

Simon defende valorização de municípios em pacto federativo

Mozarildo defende a criação de novos municípios

Mozarildo defende projeto que regulamenta criação de municípios

Mozarildo defende novos critérios para a criação de municípios