Simon defende valorização de municípios em pacto federativo



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) abordou em Plenário, nesta sexta-feira (27), um tema que considera imprescindível ao programa de governo do próximo presidente da República: a revisão do pacto federativo. Como Casa representativa da Federação no Poder Legislativo, o parlamentar sustenta que o Senado Federal deve capitanear sua discussão a partir da perspectiva dos municípios, apontada como o elo mais frágil, embora mais importante, da tríade federativa.

- Um novo paradigma de desenvolvimento passa por um novo pacto federativo, que deve partir de baixo para cima - afirmou.

A rediscussão sobre a federação brasileira também não pode prosperar, segundo advertiu Simon, sem estar inserida em uma ampla reforma política, fiscal e tributária. Se essa iniciativa continuar sendo adiada, o peemedebista teme pelo recrudescimento das disparidades regionais.

Simon lamentou a recorrente peregrinação de prefeitos por Brasília em busca de verbas para tocar os projetos municipais mais básicos. Além de perder a capacidade de planejar e financiar os programas necessários ao município, o prefeito acaba, ao seguir esse esquema, se submetendo aos interesses de quem tem o poder de liberar os recursos.

- O aparato burocrático fortaleceu a corrupção e os prefeitos passaram a concorrer entre si na busca por verbas - lamentou.

O parlamentar pelo Rio Grande do Sul também fez críticas aos fundos de participação - "que não promovem melhor distribuição de renda entre os entes federativos -, às emendas ao Orçamento da União - "também responsáveis pelo anti-federalismo", e às medidas provisórias (MPs) - "carentes da relevância e da urgência exigidas pela Constituição".



27/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maciel defende fortalecimento de estados e municípios no pacto federativo

SIMON PROPÕE DEBATE SOBRE PACTO FEDERATIVO

REPRESENTANTE DE MUNICÍPIOS DIZ QUE RESPONSABILIDADE FISCAL FERE PACTO FEDERATIVO

Senadores defendem novo pacto federativo para salvar municípios

Ana Amélia defende revisão do pacto federativo

MOZARILDO DEFENDE NOVO PACTO FEDERATIVO