Mozarildo denuncia desvio de R$ 500 milhões na Fundação Nacional de Saúde




O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) denunciou nesta segunda-feira (23) o que classificou como "desmandos" da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no atendimento às populações indígenas. Ele disse que, de acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), R$ 500 milhões foram desviados da Funasa nos últimos cinco anos. Somente em Roraima, a Funasa já foi alvo de duas operações da Polícia Federal (PF).

- Mas, na verdade, os vícios e as mazelas continuam. E agora na sexta-feira, os índios Yanomami fizeram um levante em frente à sede da Funasa pela não efetivação no cargo da atual coordenadora Claudete Schwertz, na direção do Distrito Sanitário Yanomami, porque acreditam haver uma jogada política nessa história. Segundo eles, estão querendo indicar Andréia Maia Oliveira, que não é bem aceita pelas comunidades indígenas - afirmou.

Mozarildo leu carta do movimento indígena que acusa o atual presidente da Funasa em Roraima, Marcelo Lima Lopes, de ameaçar a saúde do povo Yanomami e do povo Ye'kuana. O senador lembrou que Marcelo Lima Lopes já foi preso numa das operações da PF, mas continua no comando da Funasa. Ele assinalou que todos os distritos do país já tiveram suas coordenações confirmadas, menos Roraima.

O senador disse que, sendo médico, fica revoltado ao se deparar com um esquema montado para roubar na área da saúde. Para ele, trata-se de crime hediondo, pois se está roubando a saúde e até a vida das pessoas, e, neste caso, dos índios que, apesar de serem os mais carentes de um atendimento sério, são vítimas desse esquema.

- Fazem licitação de vôos, por exemplo, da capital Boa Vista para a região Yanomami, Surucucu e outras áreas, e esses vôos não são realizados. O pagamento é feito e há um racha entre as empresas e os dirigentes dos órgãos. Isso foi comprovado pela Polícia Federal. A mesma coisa na compra de medicamentos, que pelo visto é uma grande quadrilha nacional que se especializou em vender remédio super faturado, com prazo de validade curta e compra com dispensa de licitação - afirmou.



23/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo denuncia mau uso e desvio de recursos da saúde em Roraima

MOZARILDO DEFENDE EXTINÇÃO DA FUNAI E DA FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

Mozarildo denuncia desvio de recursos em obra pública em Roraima

Mozarildo denuncia situação da saúde em Roraima

Planos de Saúde: Fundação Procon-SP denuncia Usimed e Unimed/SP

Fundação Procon-SP denuncia operadora de plano de saúde por irregularidades