Mozarildo defende mais recursos para universidades da Amazônia



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) defendeu nesta quarta-feira (13) proposta de emenda constitucional de sua autoria que destina 0,5% do produto da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados para as universidades federais instaladas na Amazônia Legal. Os recursos devem ser necessariamente empregados em programas de ensino, pesquisa e extensão voltados à promoção do desenvolvimento sustentável. O senador pediu o apoio das lideranças e dos senadores para que a PEC seja aprovada.

Mozarildo explicou que a proposta surgiu do debate entre os reitores das universidades federais da Amazônia, diante da constatação de que sempre há uma destinação maior de recursos para as universidades maiores e com mais alunos.

- A proposta é uma ação afirmativa em favor da Amazônia e vai ajudar no combate à desigualdade regional através do melhor caminho, que é a educação - afirmou.

O senador Romero Jucá (PSDB-RR) disse em aparte que o desenvolvimento sustentável da Amazônia depende de conhecimento e tecnologia. Para ele, a aprovação da PEC seria -uma grande demonstração de prioridade política- para a Amazônia.

O senador Eduardo Siqueira (PSDB-TO) ressaltou o aspecto estratégico da proposta como instrumento para diminuição das desigualdades regionais. Ele também destacou a visão de Mozarildo em relação à ocupação ordenada do território nacional.

O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) também apoiou a proposta e disse que os recursos podem reforçar universidades que estão em situação muito difícil. Como exemplo, ele citou a Universidade Federal do Acre que, por falta de recursos, tem fechado cursos como o de Direito e há muitos anos não realiza concursos públicos para a contratação de professores.

Mozarildo disse que o importante não é olhar a proposta como um tema apenas da Amazônia, mas como um tema nacional, lembrando que a Amazônia Legal ocupa 60% do território nacional e tem cerca de 25 milhões de habitantes. Ele ressaltou que a região é um laboratório a céu aberto e chamou a atenção para as denúncias que vêm sendo feitas pela imprensa nacional sobre a ação ilegal de pesquisadores estrangeiros que estão estudando a biodiversidade amazônica.



13/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo defende aprovação de PEC que destina recursos para universidades da Amazônia Legal

Mozarildo pede apoio para proposta que garante recursos às universidades da Amazônia

Mozarildo conclama Senado a aprovar PEC que destina recursos para universidades da Amazônia

Mozarildo faz apelo por mais verbas para universidades federais da Amazônia

Mozarildo pede aprovação de PEC que dá mais recursos para educação na Amazônia

Mozarildo quer criar Fundo Verde para universidades da Amazônia