Mozarildo pede a novo governo que se preocupe com a Amazônia
O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) apelou nesta terça-feira (5) à equipe de transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva para que inclua a Amazônia entre as prioridades nacionais. Observando que a Amazônia não é mais cobiçada pelas forças internacionais, porque na verdade já estaria sendo ocupada por elas, o parlamentar pediu que o novo governo não negligencie a região.
Ele solicitou que se observe o exemplo da Colômbia que, em sua opinião, teve com seu território na Amazônia o mesmo descaso devotado pelo Brasil.
- O resultado foi a proliferação do narcotráfico, sua aliança com a guerrilha e a perda do controle do governo sobre determinadas áreas do país, além da intervenção branca do Estados Unidos, que só tende a se agravar - alertou ele.
O parlamentar disse que, se todo brasileiro lutou por mudanças nessa eleição, essa mudança deve incluir uma alteração no tratamento em relação à Amazônia. Ele afirmou que cada estado daquela região tem uma universidade que precisa ser prestigiada e incentivada a produzir pesquisas, a encontrar a fórmula para que a Amazônia seja efetivamente inserida no contexto nacional, sem copiar modelos impostos de fora para dentro.
Lembrando que, no próximo dia 13, o Plenário votará proposta de emenda constitucional de sua autoria que destina 0,5% da arrecadação dos impostos sobre renda e sobre produtos industrializados às universidades federais da Amazônia Legal, ele pediu a aprovação do texto. A proposta já foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), presidida pelo senador Bernardo Cabral (PFL-AM), relatou ele, apelando a todos os senadores para que o texto seja votado agora sem nenhuma alteração. Com essa emenda, Mozarildo disse que o Legislativo estará fazendo a melhor coisa para a Amazônia e para o Brasil, que é investir em educação.
05/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo alerta novo governo sobre os riscos de desnacionalização da Amazônia
Mozarildo pede que governo dê atenção à população da Amazônia
Mozarildo pede que governo implemente ações em favor da Amazônia
Mozarildo pede mais atenção à Amazônia
Mozarildo pede ações nacionalistas na Amazônia
MOZARILDO PEDE CPI PARA INVESTIGAR ONGS NA AMAZÔNIA