Mozarildo pede que governo implemente ações em favor da Amazônia
O governo federal deve adotar medidas que possam concretizar um plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, com programas de concessão de incentivos fiscais e de crédito empresarial, além de investimentos nas áreas social e de infra-estrutura. A opinião é do senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), ao lembrar que esse foi um dos compromissos assumidos pelo governo com a Região Norte no Plano Plurianual (PPA), válido para o período de 2004 a 2007.
Sem um plano de desenvolvimento sustentável, argumentou Mozarildo, não será possível à região amazônica solucionar seus principais problemas de infra-estrutura e de interiorização do progresso, com uma melhor distribuição de renda às populações excluídas, como as indígenas e as das comunidades ribeirinhas. De acordo com o senador, os representantes políticos e governadores da Região Norte, com destaque para o governador Eduardo Braga, do Amazonas, estão empenhados em sensibilizar o Executivo para a necessidade de implementação desse modelo de desenvolvimento sustentável para a região.
No caso da energia, Mozarildo Cavalcanti disse que o governo federal já se comprometeu junto ao governo amazonense a efetivar a construção do gasoduto da cidade de Coari para Manaus, o que permitiria o fornecimento de energia limpa e a menor custo para os habitantes da capital do Amazonas. Sobre isso, o parlamentar também pediu redução nos preços da energia distribuída no estado e a implantação do Programa de Bioeletricidade, da Eletrobrás, que utiliza fontes alternativas de energia.
Um processo de geração de emprego e renda capaz de atender às necessidades sociais da região e ao mesmo tempo permitir a preservação do meio ambiente foi citado pelo senador como outro ponto fundamental do plano de desenvolvimento. Sua idéia a de que o governo conceda incentivos fiscais e técnicos para incrementar a agroindústria no interior.
Mozarildo Cavalcanti ainda solicitou que o Executivo libere projeto do Amazonas junto à Comissão de Financiamento e Endividamento Externo, do Ministério do Planejamento, já acolhido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que vai ao encontro das medidas por ele defendidas.
03/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo pede ações nacionalistas na Amazônia
Tião Viana pede mais ações do governo em favor dos deficientes visuais
Mozarildo pede que governo dê atenção à população da Amazônia
Mozarildo pede a novo governo que se preocupe com a Amazônia
Mozarildo pede mais empenho do governo em ações de saúde
Eduardo Siqueira Campos pede ações em favor da agricultura