Mozarildo prega nova reorganização no sistema escolar



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) defendeu uma nova reorganização no sistema escolar brasileiro com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino, além de responsabilizar diretamente cada esfera de poder na gestão dos estabelecimentos escolares. Para ele, o país enfrenta graves problemas no setor educacional, "representando uma autêntica espoliação dos direitos fundamentais da cidadania".

O começo para que o país coloque a gestão dos estabelecimentos de ensino nos trilhos, na visão de Mozarildo Cavalcanti, passa por uma nova redistribuição das tarefas desempenhadas pelas administrações públicas. Por isso defendeu que o ensino fundamental e médio fique, claramente, sob a responsabilidade dos estados e municípios, enquanto a União e os estados ficariam, além do ensino médio, com os setores profissionalizante e as universidades.

- Se não for mais possível redistribuir as tarefas, que elas sejam, pelo menos, desempenhadas a contento e harmonicamente pelas três esferas de governo - alertou o senador, que defendeu também o fortalecimento e a ampliação do ensino técnico de nível médio e profissionalizante.

Mozarildo Cavalcanti disse ainda que ficou preocupado com a divulgação de recente pesquisa, elaborada pelo Censo, dando conta de que apenas ¼ da população jovem brasileira passa do ensino fundamental para o ensino médio, fato que demonstraa existência do que chamou de gritante falha no sistema público de ensino.



26/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo comemora reorganização do Ministério da Integração

MOZARILDO PREGA AMPLIAÇÃO DO MERCOSUL

Mozarildo afirma que PT prega o ódio e distorce a realidade

Mozarildo prega reforma tributária como forma de redistribuição de renda

Mozarildo prega mais discussão sobre a presença do Brasil na Alca

Augusto Botelho prega racionalização do sistema tributário