Mozarildo quer fortalecer os municípios brasileiros
Mozarildo lembrou que a carta reivindica, ainda, isenção do IPI para os municípios na aquisição de máquinas e equipamentos, cooperação técnica para treinamento de recursos humanos da máquina administrativa municipal, maior prazo para adaptação à Lei de Responsabilidade Fiscal, e limitação do comprometimento das receitas municipais com o pagamento de despesas de exercícios anteriores e precatórios.
O senador argumentou que é no município que vive o cidadão, ressaltando que os problemas de habitação, saúde, educação, esgoto, água, energia e circulação de veículos apresentam-se de forma mais nítida e forte no âmbito da administração municipal. "Por isso, não podemos aceitar a atual situação de centralização de recursos nas mãos do governo federal que os repassa - gota a gota - para os prefeitos", disse.
Mozarildo defendeu, ainda, a necessidade de ampliação das alianças entre os municípios e setores da sociedade como partidos políticos, Congresso Nacional e governos estaduais; compatibilização de recursos financeiros com responsabilidades municipais; cobrança da Taxa de Iluminação Pública; tratamento especial para recolhimento da quota patronal do INSS e renegociação das dívidas dos municípios com o instituto com prazos maiores.
Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) preconizou a descentralização administrativa do país, com o governo federal cuidando da normatização e as administrações municipais da execução dos projetos.
04/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo quer fortalecer economia do norte
Mozarildo quer explicações da Venezuela sobre prisão de caminhoneiros brasileiros
MOZARILDO QUER MAIS.RECURSOS PARA MUNICÍPIOS
Mozarildo quer incluir representante de munícipios em Conselho da Suframa
MOZARILDO CAVALCANTI QUER MAIS MÉDICOS EM MUNICÍPIOS CARENTES
Mozarildo quer aprovar ainda nesta quarta regras para criação de novos municípios