Mozarildo quer ministros e embaixadores no Senado para explicarem caso dos franceses



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) informou ao Plenário, em discurso, que apresentou requerimentos de convocação dos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Defesa, José Viegas Filho, para explicarem o caso dos franceses que entraram na Amazônia sem conhecimento das autoridades brasileiras, para tentar negociar o resgate da senadora colombiana Ingrid Betancourt, que também tem nacionalidade francesa. Ela foi seqüestrada há cerca de um ano pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Mozarildo apresentou ainda outros dois requerimentos para que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) convide os embaixadores da França no Brasil, Alain Rouquié, e da Colômbia, Jorge Enrique Garavito Durán, para que falem do mesmo assunto.

- Não dá para terminar esse caso com um -lamento-, como saiu na revista Carta Capital. É um problema de dignidade do Brasil. A revista vem publicando há três semanas matérias mostrando as meias-verdades e mentiras da entrada do avião francês no território brasileiro. Isso precisa ser explicado aos brasileiros - sustentou Mozarildo.

O senador pediu a transcrição nos anais do Senado das reportagens da Carta Capital desta semana, sob os títulos -Desculpas? Lamento- e -Os agentes e os mototáxis-. Nelas, o jornalista Bob Fernandes afirma que o governo brasileiro esperava da França um pedido de desculpas, mas recebeu apenas um -lamento muito-. Conforme Mozarildo, o grupo do governo francês, integrado inclusive por pessoas do serviço secreto e de contra-espionagem, iria negociar a libertação da senadora Betancourt, mas o presidente francês Jacques Chirac havia autorizado oficialmente apenas uma missão -médico-humanitária-.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), presidente da CRE, informou que o chanceler Celso Amorim irá à comissão nesta quinta-feira (7) para falar de outros assuntos, oportunidade em que poderá ser questionado sobre a entrada dos franceses na Amazônia brasileira.



05/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE CHAMARÁ MINISTROS PARA EXPLICAREM PRIVATIZAÇÕES E FUSÃO BRAHMA-ANTARCTICA

José Jorge quer convocar diretor do Dnit e ministro dos Transportes para explicarem denúncias

Mozarildo defende exigência de diploma para ministros do STF e do TCU

À espera da presença de ministros, CRE decide suspender votação de embaixadores

CRE vai ouvir embaixadores e ministros sobre avião francês na Amazônia

Suplicy quer que futuros ministros do STF tenham seus nomes aprovados pelo Senado