MOZARILDO QUER MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DA AMAZÔNIA
Mozarildo defende que o governo federal promova essa mobilização para defender a região, aproveitando o impacto nacional do Plano Plurianual, denominado pelo Executivo de Avança Brasil.
- É sabido que existe uma idéia circulando no seio das Nações Unidas, defendida inclusive pelos sete países mais desenvolvidos do mundo, no sentido de definir áreas geográficas consideradas por eles como de alto interesse econômico, político, científico e estratégico para o futuro da humanidade - afirmou o senador.
Na sua avaliação, a Amazônia, pela sua biodiversidade e importância geopolítica em toda a América, se enquadraria perfeitamente nos critérios de seleção dessas chamadas regiões estratégicas.
- Precisamos abrir os olhos enquanto é tempo e dedicar à região uma atenção de alta prioridade. Precisamos voltar os nossos olhos para a implantação definitiva do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). Da mesma maneira, precisamos concluir, definitivamente, os grandes projetos de desenvolvimento que estão em andamento, a exemplo do Calha Norte, que, inclusive, complementa o Sistema de Vigilância em todo o território - disse Mozarildo.
Mozarildo Cavalcanti salientou que a mobilização em defesa da Amazônia tem que ser iniciada agora, aproveitando, como disse, o grande impacto nacional causado pelo anúncio do Programa Avança Brasil. "Esta é, portanto, a medida mais urgente que deveria ser adotada daqui para frente, em todos os fóruns que se reúnam para debater o futuro da integração definitiva da Amazônia".
14/01/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo propõe campanha nacional em defesa da Amazônia
MOZARILDO PARABENIZA FORÇAS ARMADAS PELA DEFESA DA AMAZÔNIA
Mozarildo defende política nacional de defesa para a Amazônia e a faixa de fronteira
Mozarildo quer mais proteção para a Amazônia
MOZARILDO QUER MAIS PROTEÇÃO PARA AMAZÔNIA
MOZARILDO QUER OCUPAÇÃO MAIS EFETIVA DA AMAZÔNIA