Mozarildo quer MP propondo penas nos juizados especiais



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) apresentou projeto para alterar a legislação sobre os juizados especiais cíveis e criminais visando obrigar o Ministério Público a propor aplicação imediata de penas restritivas nessas instâncias. A proposta aguarda decisão terminativa da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Caso seja aprovada na comissão e não houver recurso para deliberação em Plenário, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Pela proposta, no caso de representação ou de crime de ação penal pública, não sendo caso de arquivamento, o Ministério Público "deverá" propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos e multas. Conforme o texto da lei em vigência, o MP "poderá" propor a penalidade.

- Em nosso entendimento, o verbo "poderá" deveria ser trocado pelo verbo "deverá", pois o ato não é uma faculdade do Ministério Público, mas um dever de atuação nas situações especificadas - sustenta Mozarildo em sua justificativa, observando que são necessárias ações mais enérgicas num momento em que a sociedade busca soluções para os problemas de segurança pública. Para o senador, a decisão de propor a aplicação da pena não deve ser deixada ao arbítrio do Ministério Público, "mas sim como uma exigência imposta à lei".



19/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


GILVAN QUER JUIZADOS ESPECIAIS PARA IDOSOS

SATURNINO QUER AMPLIAR AÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS

SIMON QUER ALTERAR COMPETÊNCIA DE JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS

Valadares quer julgamento de multas de trânsito por juizados especiais cíveis

IGNÁCIO QUER PRESENÇA DE ADVOGADO NAS AÇÕES PENAIS DOS JUIZADOS ESPECIAIS

Valter Pereira quer retirada de projeto que uniformiza decisões nos Juizados Especiais para estudar texto alternativo