Mozarildo quer que ONGs prestem contas



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em discurso no Plenário, pediu que organizações não-governamentais (ONGs) e instituições que recebem dinheiro público por meio de convênios prestem contas sobre a forma como utilizam esses recursos. Ele citou o caso de um convênio firmado entre a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para assistência de saúde dos índios ianomâmi, de Roraima, que foi considerado irregular pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

- O que ocorreu? O desvio de finalidade. O Tribunal de Contas da União multou os dirigentes da Funasa e a própria Fundação por irregularidades na aplicação dos recursos para a assistência aos índios ianomâmis - explicou.

Mozarildo avaliou que o desvio de recursos de qualquer atividade pública é um crime inaceitável, mas que na Educação e na Saúde é um crime hediondo. Ele afirmou que o Senado, por meio da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e o próprio Ministério Público deveriam investigar para desvendar como o dinheiro foi gasto e criticou ainda as instituições que utilizam as "facilidades para estabelecer convênios com o Poder Público" com boas finalidades, mas que são desvirtuadas.

- As ONGs têm que se submeter à mesma legislação que uma prefeitura se submete, com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalizando, como acontece com os municípios.

O parlamentar anunciou ainda que enviará os dados obtidos para a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará as ONGs. Segundo o parlamentar, ela será instituída em agosto.



25/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon quer que autoridades aprovadas pelo Senado prestem contas de suas atividades à Casa

Mozarildo quer marco regulatório para ONGs

MOZARILDO QUER CPI PARA INVESTIGAR AÇÃO DAS ONGS

Mozarildo Cavalcanti quer pressa na aprovação de marco regulatório das ONGs

Mozarildo quer fiscalizar aplicação de recursos públicos pelas ONGs

MOZARILDO QUER QUE RECEITA CONTROLE TRANSFERÊNCIA PELAS CONTAS CC5