Mozarildo vai pedir informações sobre arrendamento de estaleiro pela Petrobras



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que irá pedir informações sobre o arrendamento do estaleiro da Ishibrás pela Petrobras, pelo valor de R$ 4,3 milhões por mês, durante 25 anos. O parlamentar citou reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico em 19 de outubro.

De acordo com a reportagem, a área do estaleiro pertence à Companhia Brasileira de Diques (CBD). A CBD é controlada por uma sociedade de propósito específico que tem como sócios a Inepar Administração e Participações (IAP), holding que controla a Inepar Indústria e Construções; e a Fator Empreendimentos, ligada, segundo o senador, ao Banco Fator.

O parlamentar afirmou que os valores do contrato são considerados exorbitantes e perguntou qual a finalidade do arrendamento, uma vez que a Petrobras não é construtora de navios. Disse que o estaleiro estava alugado por um valor próximo de R$ 1 milhão mensais, quatro vezes menos do que o valor anunciado para o contrato com a estatal.

- Por que a Petrobras vai pagar valor muito superior por essas mesmas instalações? - indagou o senador, enfatizando a gravidade das denúncias.

No mesmo pronunciamento, Mozarildo conclamou as pessoas sérias e honestas e terem uma atuação política mais forte.

- É preciso que pessoas sérias entrem para a política, para afastar da política essas pessoas sujas - afirmou o parlamentar, acrescentando que as pessoas sérias não precisam necessariamente se candidatar, mas trabalhar para esclarecer o eleitor, para que este não vote em corruptos, em quem compra voto, em quem tem a ficha suja.

Mozarildo citou a si próprio como exemplo. Tendo exercido dois mandatos de deputado federal e estando no segundo mandato de senador, não tem nenhum processo de improbidade. Antes de abraçar a carreira política, o senador atuou 14 anos como médico e comparecerá aos festejos dos 40 anos de formatura de sua turma, neste final de semana, em Belém.

Em seu discurso, Mozarildo ainda criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ter dito que encaminha ao Congresso Nacional propostas de reforma eleitoral, mas o Legislativo não as aprova. Para o parlamentar, o presidente já demonstrou ter forças para aprovar propostas, como a reforma da Previdência Social "que inclusive prejudicava aposentados". Ele classificou a afirmação do presidente como "uma hipocrisia imensa".

- Ele não quer reforma política nenhuma, porque este modelo que está aí é ótimo pra ele. O presidente mantém a maioria na Câmara dos Deputados, barganhando com liberação de emendas - afirmou Mozarildo, para quem Lula, como dizia o apresentador Chacrinha (Abelardo Barbosa), "não veio pra explicar, veio pra confundir".

O pronunciamento de Mozarildo teve apartes dos senadores Mão Santa (PSC-PI) e José Nery (PSOL-PA).



03/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Petrobras aprova arrendamento do Estaleiro Inhaúma

Cândido pede informações sobre corrupção na compra de plataformas pela Petrobras

Senado vai pedir informações sobre obras do PAC

ACM VAI PEDIR INFORMAÇÕES SOBRE RECURSOS A MINISTROS

Senado pode pedir informações sobre uso de recursos do FAT

CCJ poderá pedir informações sobre liquidação de bancos estaduais