MP da dívida rural provoca debate em Plenário



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) foi o primeiro parlamentar a manifestar-se nesta quarta-feira (6) quanto às dificuldades para votação da medida provisória que repactua as dívidas do crédito rural. Ele disse que o texto aprovado pela Câmara ignorou emendas de uma comissão mista que não chegou sequer a se reunir e ainda incluiu matéria nova.

- Sem querer criar conflito, se eu fosse presidente do Senado, devolvia o projeto para a Câmara. Temo muito que não coloquemos a coisa certa desde o primeiro momento - aconselhou ele.

O senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) concordou com Lúcio Alcântara e pediu que o Senado fixe normas definitivas sobre a tramitação das MPs.

- É preciso estabelecer que as comissões mistas têm que se reunir, têm que decidir. Se não existir acordo, é melhor que o texto volte para a Câmara.

A senadora Heloísa Helena (PT-AL) reconheceu as dificuldades que o Senado enfrenta, mas observou que a comissão mista incumbida do assunto devia ter-se reunido. Ela solicitou destaque para emendas que foram rejeitadas e, referindo-se ao mérito, disse que o texto não beneficia o produtor rural nordestino como faz com o do Sul e do Sudeste.

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) também criticou o mérito da medida, dizendo que o mesmo governo que propiciou a salvação dos bancos, com a criação do Proer (programa de recuperação das instituições financeiras), é, nessa MP, negligente com os produtores rurais.

No mesmo debate, Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que a medida provisória precisa ser analisada com mais calma.

- A própria tramitação da MP está encurralando o Senado, obrigando-o a votar de afogadilho - disse ele.

Na opinião do senador Romero Jucá (PSDB-RR), a questão principal é o fato de que as comissões mistas que deveriam examinar as medidas provisórias não se reúnem. Ele observou que a Câmara vota a MP quando ela já está trancando sua pauta, enviando em seguida para o Senado um texto que também chega trancando a ordem do dia da Casa.



06/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MP da anistia fiscal provoca debate em Plenário

Denúncia de irregularidades no Fome Zero provoca debate no Plenário

Camata provoca debate em Plenário ao criticar asilo a Cesare Battisti

Nova invasão de ferrovia da Vale do Rio Doce provoca debate acirrado em Plenário

Requerimento de urgência para restrições a novos partidos provoca debate no Plenário

Nova invasão por sem-terra de ferrovia da Vale do Rio Doce provoca debate acirrado em Plenário