MP das hidrelétricas entra na pauta



Foi lido na terça-feira (7), em Plenário, o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 3/2009, resultante da Medida Provisória (MP) 450/2008, que trata da autorização para a União, os estados e o Distrito Federal participarem do Fundo de Garantia a Empreendimentos de Energia Elétrica (FGEE). A matéria veio da Câmara dos Deputados e entra na pauta do Senado.

Segundo a Agência Câmara, o fundo prestará garantias ao bancos que financiarem a construção de usinas hidrelétricas e de linhas de transmissão da energia. O projeto de lei de conversão é de autoria do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que ampliou o leque de atuação do fundo. A princípio, seriam beneficiados somente os projetos dos quais participassem as estatais federais de energia. Agora o mecanismo é extensivo às empresas estaduais, mas as assembleias legislativas precisarão autorizar os governos a participarem do fundo como cotistas, destinando recursos a ele.

O FGEE será administrado por banco federal e dará garantias a projetos estaduais considerados estratégicos, ou àqueles previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A garantia terá que ser proporcional à participação das empresas públicas do setor nas Sociedades de Propósito Específico (SPE).

A pauta do Senado se encontra trancada pelo projeto de lei de conversão (PLV) 2/09, proveniente da medida provisória 449/08, que altera a legislação tributária federal para estabelecer novas regras de parcelamento de débitos de tributos federais.



07/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tramitação de MPs entra na pauta da CCJ na semana que vem

SERVIÇO VOLUNTÁRIO ENTRA NA PAUTA

CASO ENCOL ENTRA NA PAUTA DA COMISSÃO

PLV que traz novas alíquotas do IR entra na pauta

Estatuto da Juventude entra na pauta da CAS ainda este mês

MP do Plano Brasil Maior entra na pauta do Plenário