MP que institui gratificação para professores é aprovada



O Congresso aprovou, nesta quarta-feira (dia 7), a MP 2.125 que institui a Gratificação de Estímulo à Docência para beneficiar professores de 1º e 2º Graus nas instituições federais de ensino. A MP também eleva, em 30%, a Gratificação de Estímulo à Docência no Magistério Superior, que já beneficia professores universitários federais há quase dois anos.

Segundo a exposição de motivos da MP, o governo decidiu estender aos professores primários e de segundo grau a gratificação de incentivo que já vigorava para os professores universitários diante dos bons resultados obtidos nas atividades docentes das universidades. Pelo mesmo motivo, propôs aumentar, em 30%, esses benefícios para professores de 3º grau.

A gratificação será paga de acordo com a pontuação individual do professor, levando em consideração a carga horária semanal em sala de aula, o número de alunos sob sua responsabilidade, a avaliação qualitativa de suas aulas e a participação efetiva em programas de interesse da instituição.

O governo alega que, com as gratificações, será possível prosseguir com o processo de expansão do número de alunos atendidos na rede federal de ensino médio, tecnológico e agrotécnico, sem maiores investimentos de infra-estrutura e reduzindo a necessidade de contratação de novos professores.

A MP foi aprovada por voto simbólico na Câmara dos Deputados e no Senado. Ao se manifestar contrário à medida, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PPB-SP) afirmou tratar-se de um subterfúgio para aumentar os vencimentos dos professores da ativa, sem estender o benefício aos aposentados, como exige o artigo 40 da Constituição.

07/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


APROVADA GRATIFICAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

APROVADA GRATIFICAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

GRATIFICAÇÃO PARA PROFESSORES, SÓ COM FIM DA GREVE, PROPÕE ACM

Gilvam cobra gratificação para professores dos ex-territórios

Congresso promulga MP que institui gratificação de policiais e bombeiros do DF

APROVADO PROJETO QUE CRIA GRATIFICAÇÃO PARA PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES