NABOR PEDE ATENÇÃO PARA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE CONSÓRCIOS ECOLÓGICOS



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) destacou hoje (dia 15), em plenário, atenção para proposta de criação de consórcios ecológicos na Amazônia, que ele avaliou como digna "de análise séria, de crítica consciente e de aproveitamento em seus pontos positivos". A proposta, conforme o senador, estimula a parceria entre Estado e sociedade, prevê investimentos externos na Amazônia e cobra das entidades ecológicas internacionais um efetivo empenho preservacionista.

Apresentada em seminário realizado em Rio Branco no final da semana passada e promovido pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), a proposta, conforme explicou o senador, não representa posição oficial do Ministério do Meio Ambiente, apesar de ter sido elaborada por consultor do ministério.

A grande novidade institucional dos consórcios ecológicos em relação aos assentamentos fundiários rotineiros, segundo Nabor Júnior, está na organização de módulos de 50 cotas, cada uma com 6 hectares, que poderão ser adquiridas por pessoas físicas ou jurídicas interessadas na preservação ambiental, sejam elas nacionais ou internacionais. Ele acrescentou que as famílias de trabalhadores rurais "não serão apenas contempladas com a gleba, mas serão também cobradas, em resultadosmateriais, pelos investimentos que vierem a receber", acrescentou.

Cada cota adquirida, explicou, implicaria o dispêndio de R$ 12 mensais ao longo de 20 anos, e o total de recursos pagos poderia ser deduzido do Imposto de Renda.

- Isso quer dizer que as entidades que hoje falam, com alarido, de sua preocupação ambiental sobre a Amazônia brasileira terão a oportunidade de provar a própria sinceridade e lisura, assumindo concretamente uma responsabilidade de sustentar a pureza das áreas cuja preservação tanto defendem - observou.



15/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada proposta que disciplina criação de consórcios para contratação de médicos

Nabor Júnior pede atenção a Atlas de Exclusão Social

Mantega pede atenção dos senadores à proposta que altera ICMS interestadual

CCJ deve votar projeto que autoriza criação de consórcios para políticas de desenvolvimento

Proposta de Simon que autoriza operações de crédito para consórcios municipais está pronta para exame na CAE

Maciel pede à Câmara prioridade para votar proposta que regulamenta criação de municípios