Não há previsão de instalação da CPI da Petrobras



Não há previsão de que a Comissão Parlamentar Inquérito criada para investigar a atuação da Petrobras, denominada CPI da Petrobras, possa ser instalada nesta terça-feira (30), conforme havia anunciado no dia 17 o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). Naquele dia, ele informou ter conversado com o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), e com o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), tendo acertado com os dois a data para a instalação da comissão.

Contudo, as providências naturais para a realização de uma reunião de comissão parlamentar de inquérito não foram adotadas. Normalmente, o presidente da comissão tem que avisar à Secretaria de Comissões, da Secretaria Geral da Mesa, a convocação da reunião, com uma antecedência mínima de 24 horas. Esse organismo do Senado é o encarregado de garantir a estrutura de apoio para essas reuniões. Caberia a essa secretaria redigir e distribuir a convocação aos senadores integrantes da comissão, informando o local, o horário e a pauta da reunião. E isso deveria ter sido feito nesta segunda-feira (29), para que todos os interessados pudessem ser devidamente informados.

Segundo a assessoria do senador Paulo Duque (PMDB-RJ), que preside a CPI em caráter provisório, por ser o integrante mais idoso do colegiado, ele não determinou que a Secretaria de Comissões fosse acionada para a convocação da reunião. Paulo Duque responde pela presidência da CPI da Petrobras enquanto a comissão não é instalada e eleitos o presidente e o relator. No entanto, caso os líderes do governo e da oposição cheguem a um acordo, é possível que os trâmites burocráticos sejam superados e os integrantes da CPI convocados por telefone, para reunir-se em qualquer momento.



29/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Instalação da CPI da Petrobras segue sem definição

Oposição cobra instalação de CPI da Petrobras

Oposição cobra instalação da CPI da Petrobras

Instalação da CPI da Petrobras é remarcada para o dia 30

Audiência com presidente da Petrobras depende de instalação de CPI

Renan vai discutir com os líderes instalação da CPI da Petrobras